Cachoeirinha prepara hospital de campanha com mais de 60 leitos

Cachoeirinha prepara hospital de campanha com mais de 60 leitos

A expectativa do governo é que o local já possa entrar em funcionamento na próxima semana

Fernanda Bassôa

No local, que atualmente está sendo mobiliado e adequado, funcionarão 40 leitos de enfermaria (na área central) e outros 20 leitos de isolamento

publicidade

A Prefeitura de Cachoeirinha está preparando o espaço do Ginásio Municipal, no bairro Fátima, para operar como hospital de campanha para aqueles pacientes que tenham sido infectados com o coronavírus. No local, que atualmente está sendo mobiliado e adequado, funcionarão 40 leitos de enfermaria (na área central) e outros 20 leitos de isolamento.

Outros seis leitos, segundo o prefeito Miki Breier, vão funcionar como UTI e terão respiradores. “Toda a estrutura está sendo montada pelo município. Isso se faz necessário tendo em vista os casos que estão para chegar, pois de acordo com os técnicos da saúde, está prevista uma evolução da doença para a segunda semana de abril em todo o País. Então precisamos estar preparados, mesmo que até o momento Cachoeirinha não tenha nenhum caso confirmado.”

De acordo com o prefeito, a expectativa é que na próxima semana o local já esteja apto a receber pacientes, caso seja necessário. Outros dois leitos de isolamento, de UTI, com respirador também serão montados na UPA 24 horas.

Breier diz que o momento agora é de manter o isolamento social. “Para auxiliar a população nesse momento de confinamento, nós criamos o aplicativo Cachoeirinha Contra o Coronavírus. A ideia é manter as pessoas em casa e evitar aglomerações nos postos. Dessa forma poderá ser realizada uma filtragem de quem realmente necessita de atendimento.” O secretário de Saúde do município, Dyego Mattielo, informou que o lançamento aconteceu na quarta-feira, dia 25, e até agora mais de 500 pacientes já foram atendidos.

No aplicativo, o paciente realiza um cadastro, informando nome, número de telefone, endereço e se tem alguma doença crônica. É possível realizar checagens de saúde. Caso o usuário apresente sintomas, o relato será enviado para a Secretaria e um médico entrará em contato para fornecer as devidas orientações. A ferramenta está disponível para aparelhos Android e iOS e o download pode ser feito pelo link.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895