Cadastramento de empresas especializadas para podas de árvores começa nesta segunda em Caxias do Sul

Cadastramento de empresas especializadas para podas de árvores começa nesta segunda em Caxias do Sul

Processo de inscrição será realizado por meio do sistema Semmaweb

Celso Sgorla

Para árvores localizadas embaixo da rede elétrica, é obrigatório requisitar atendimento à Semma, que encaminhará o pedido de execução para a concessionária de energia

publicidade

A partir desta segunda-feira, entra em operação uma novidade que tornará mais ágil a realização de podas de árvores pela população em Caxias do Sul. Por meio do sistema Semmaweb, será aberto o processo de cadastramento de empresas especializadas na prestação do serviço. Assim, o requerente não precisará mais aguardar que a poda seja realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). Após solicitar e receber autorização pelo órgão, qualquer pessoa física ou jurídica poderá contratar profissionais devidamente cadastrados pelo município para a execução do trabalho.

“Existe uma legislação específica e bastante rigorosa para podas de árvores. Com o cadastro de empresas especializadas, quem quiser realizar o serviço de maneira particular terá segurança de acessar um atendimento habilitado tecnicamente. Importante lembrar que a autorização para o trabalho depende de avaliação técnica da solicitação, pela equipe da secretaria”, explica o diretor-técnico da secretaria, Henrique Koch.

A solicitação de autorização para poda deverá ser protocolada na Semma. No momento em que for emitida, também serão determinados os requisitos necessários para a realização do serviço. O requerente informa que está de acordo com todas as exigências técnicas e fica disponível à fiscalização.

No caso de árvores situadas em propriedades particulares, a intervenção é permitida sem a necessidade de solicitação prévia. Contudo, no caso de árvores localizadas embaixo da rede elétrica, é obrigatório requisitar atendimento à secretaria, que encaminha o pedido de execução para a concessionária de energia.

“A possibilidade de realização de poda técnica por empresa especializada vem responder a uma demanda antiga da população, que passa a ter um atendimento mais qualificado e com menor tempo de espera. Importante lembrar também que o requerente do serviço fica responsável pela correta destinação do resíduo, após a execução”, esclarece Koch.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895