Cadastro para castrações de cães e gatos começa nesta segunda-feira em Pelotas
A realização dos procedimentos deve ter início em 1º de agosto
publicidade
Começa nesta segunda-feira o cadastro de tutores de cães e gatos de Pelotas que vivem em vulnerabilidade social e possuem registro no Cadastro Único, inscritos em programas de transferência de renda. O objetivo é que se habilitem para o programa de Controle Populacional de Animais. O processo será realizado na Ouvidoria Municipal, localizada na prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min.
Representantes da ONG SOS Animal entrarão em contato com os cadastrados para agendar as castrações. O procedimento deve iniciar no dia 1º de agosto. No início do mês, o município assinou um termo de colaboração com a ONG. A partir do acordo, serão realizadas 350 castrações mensais durante o período de nove meses. Após este prazo, serão oferecidos 300 procedimentos mensais durante três meses. O custo será de R$ 130 cada castração, com o investimento total de R$ 526,5 mil em um ano.
A prioridade de agendamento e castração será para animais fêmeas. Podem se cadastrar para usufruir do serviço famílias que vivem com até meio salário-mínimo per capita, em situação de pobreza e pobreza extrema. No momento do cadastro, será preciso apresentar documento de identidade com foto e cópia da folha resumo, que poderá ser emitida em um serviço da Secretaria de Assistência Social, no Cadastro Único, nos Centros de Referência de Assistência Social ou, em último caso, diretamente na Ouvidoria.