Café da manhã é servido em passarela da freeway

Café da manhã é servido em passarela da freeway

Ação foi promovida pela CCR ViaSul em nova estrutura sobre a BR-290, no bairro Humaitá, por onde passam 2 mil pessoas diariamente

Felipe Faleiro

Usuários receberam kit com frutas e outros alimentos como forma de agradecimento e conscientização

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A CCR ViaSul promoveu, na manhã desta quinta-feira, um café com a imprensa e pedestres para reforçar a importância do uso de passarelas no ato de atravessar rodovias. A ação ocorreu na nova estrutura sobre o quilômetro 94 da BR-290, próxima à Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, zona Norte de Porto Alegre. Usuários da passarela, inaugurada em abril, receberam frutas, sanduíches, suco e achocolatado como forma de agradecimento.

Também estiveram presentes representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo o coordenador de operações da CCR ViaSul, Murilo Ferreira, esta é a primeira nova passarela a ser inaugurada pela companhia. Ao todo, 32 já estão prontas ou estão previstas a serem entregues nas rodovias concedidas até o final do período de administração. Quatro delas estarão localizadas na BR-290, dez na BR-101 e outras 28 na BR-386. 

Doze delas deverão estar prontas até fevereiro de 2024, conforme a companhia. As próximas a serem concluídas na freeway deverão ser nos quilômetros 98, na altura da ponte móvel do Guaíba, 68 e 71, em Gravataí. “Em 2022, nesta área aqui, houve cinco acidentes com atropelamentos e infelizmente, dois deles foram fatais. Neste ano, felizmente não houve nenhum até o momento. Na BR-101, as passarelas que construímos ajudaram a reduzir os atropelamentos e mortes em até 60%”, comentou Ferreira.

Ainda conforme ele, o tráfego no trecho da freeway no bairro Humaitá é de 110 mil veículos por dia, e 2 mil pessoas atravessam a nova passarela diariamente. “Em dias de shows e partidas de futebol, este número triplica”, informou o coordenador de operações. O autônomo João Batista de Mello, morador da área, aprovou a estrutura e os itens oferecidos pela concessionária. “Antes, eu atravessava a rodovia ali embaixo, era um perigo”, disse ele, apontando para um local no meio da BR-290 onde a grade de ferro havia sido removida. “Agora, me sinto mais seguro”.


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