Cai o número de homicídios em Pelotas

Cai o número de homicídios em Pelotas

Os números foram apresentados nesta terça-feira em coletiva na prefeitura

Angélica Silveira

Os dados foram apresentados em coletiva na prefeitura

publicidade

O município de Pelotas apresenta queda de 8% no número de homicídios, latrocínios e feminicídios em relação ao ano passado. Nos oito primeiros meses de 2017 foram 76 mortes, contra 71 este ano. Os dados foram apresentados na tarde desta terça-feira na Prefeitura de Pelotas e são atribuídos ao Pacto Pelotas Pela Paz, iniciativa criada há 13 meses para combater a violência na cidade.

Os números referentes ao período de janeiro a agosto foram analisados pelo Observatório de Segurança Pública e apontam ainda que os roubos a estabelecimentos comerciais caíram 22%, a residência, 42% e em casos de furto, a queda foi de 25%. Os roubos a pedestres  tiveram queda de 21% e o roubo a transporte coletivo diminuiu 6%. O furto e roubo de veículos caíram 42%. Em contrapartida, 70% dos veículos roubados foram recuperados. Também aumentou a apreensão de armas de fogo (48%) e as prisões (6,40%).

“Os números são positivos, pois estão em queda, mas precisamos de um esforço coletivo permanente. É um trabalho de todas as instituições que está dando resultado”, observou a prefeita Paula Mascarenhas. Ela falou sobre a possibilidade da construção de um novo presídio na cidade. O atual está super lotado. Uma área está sendo avaliada. “Acredito que dificilmente isto seja decidido antes de 2019”, disse. O juiz da Vara de Execuções Criminais, Marcelo Cabral, disse que apesar da superlotação a situação é pacificada no presídio. “Apesar de estar quase 300% acima da capacidade, os presos estão sendo tratados como seres humanos e o clima é de esperança”, avaliou. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895