Cai para oito o número de desaparecidos por enchentes no RS

Cai para oito o número de desaparecidos por enchentes no RS

Quarenta e sete pessoas morreram por conta das chuvas no Estado

Lucas Eliel

publicidade

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), afirmou nesta terça-feira, em coletiva na cidade de Encantado, que diminuiu para oito o número de desaparecidos por conta das enchentes, sendo 2 em Lajeado, 1 em Roca Sales, 4 em Muçum e 1 em Arroio do Meio. O balanço de mortos segue sendo 47, conforme o integrante do governo estadual. 

Confira abaixo a relação de cidades com óbitos: 

Bom Retiro do Sul: 1
Colinas: 2
Cruzeiro do Sul: 5
Encantado: 1
Estrela: 2
Ibiraiaras: 2
Imigrante: 1
Lajeado: 3
Mato Castelhano: 1
Muçum: 16
Passo Fundo: 1
Roca Sales: 11
Santa Tereza: 1

O novo número descrito por Souza é expressivamente menor do que o divulgado nos informes da Defesa Civil Estadual nos últimos dias, quando estavam sendo reportados 46 desaparecidos. O recuo, segundo o vice-governador, ocorre devido a uma força-tarefa feita pelo governo estadual em parceria com outros estados para identificar se a quantia notificada pelas prefeituras realmente refletia a real situação de pessoas não encontradas. 

A lista, destaca o vice-governador, é dinâmica, levando em consideração que há fragmentações no processo de identificar quando as pessoas são encontradas e quando são classificadas como desaparecidas. Ocorre muitas vezes de a população acabar não informando a Polícia Civil quando alguém está sumido ou foi achado. 

Durante a própria coletiva, Souza teve o conhecimento de um nono possível desaparecido, desta vez em Encantado. Será feita uma investigação para analisar se a pessoa realmente pode ser considerada desaparecida, e em caso positivo, ela será integrada na relação. 

As enchentes causaram grande destruição nos municípios gaúchos. Segundo o balanço mais recente da Defesa Civil, 96 cidades relataram danos em razão do evento climático. A orientação, de acordo com Souza, é para os prefeitos não ordenarem obras em locais lesados pelas enchentes, pois há o risco de novas cheias no Estado.

Com as chuvas, parte da população fica sem luz. Conforme informações repassadas à reportagem pela CEEE Equatorial Energia e RGE Sul, ao menos 81 mil clientes estão sem energia elétrica no Estado, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre. 

No boletim da Defesa Civil, divulgado no começo da tarde desta terça, foi contabilizado o aumento no número de municípios afetados, passando de 97 para 98. Além disso, o número de pessoas afetadas chegou a 342.605. Muçum segue como o município com mais fatalidades, 16, e também como a cidade que tem o maior número de desaparecidos: 4. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895