Caingangues protestam por demarcações de áreas indígenas em Iraí

Caingangues protestam por demarcações de áreas indígenas em Iraí

Índios bloquearam a BR 386 com objetivo de sensibilizar governo federal

Agostinho Piovesan

Caingangues protestam por demarcações de áreas indígenas em Iraí

publicidade

Dezenas de caingangues bloquearam a BR 386 no km 01, em Iraí, no Norte do Estado, nesta quinta-feira, para pedir demarcações de áreas indígenas. O trânsito de veículos na principal rodovia federal da região com ligação à ponte do rio Uruguai, na divisa com Santa Catarina, era liberado a cada 20 minutos. Participaram índios de Iraí e de Vicente Dutra. As lideranças informaram que o ato público, a exemplo de manifestações realizadas no Rio Grande do Sul e em outros Estados, teve por objetivo sensibilizar o governo federal quanto à demarcação.

Segundo o cacique Luiz Salvador, da aldeia de Vicente Dutra, enquanto ocorriam os protestos, lideranças das comunidades indígenas do Brasil tentavam agendar audiência, em Brasília, com os ministros Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, e Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, e com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg de Freitas. “Temos vários pedidos em favor dos índios, além da questão da demarcação de terras, a tratar com o governo federal”, disse Salvador.

O cacique Isaías da Rosa, da aldeia de Iraí, lembrou que há vários anos as comunidades vêm pressionando a União para atender os pleitos, especialmente a demarcação de terras e a oficialização das já demarcadas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou a manifestação pacífica, que se encerrou às 16h, e orientou o trânsito em Iraí. Os agentes também dialogaram com o grupo garantindo a liberação dos veículos de tempo em tempo. Na região Norte, os índios  fizeram bloqueios na BR 285 em Água Santa, no km 257.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895