Calor faz moradores buscarem bronzeado na praia de Ipanema em Porto Alegre

Calor faz moradores buscarem bronzeado na praia de Ipanema em Porto Alegre

Temperatura ao meio-dia foi menor do que à meia-noite na Capital, segundo Inmet

Felipe Faleiro

Exercício físico é opção para moradores de Porto Alegre nesta segunda-feira

publicidade

O calor escaldante prossegue nesta segunda-feira em Porto Alegre, e seus efeitos ainda se fazem sentir na Capital e região metropolitana. Moradores aproveitam as últimas semanas do ano para descansar e recarregar as energias, aproveitando o vento fraco, trazendo certo refresco em pontos como a orla do Guaíba, na área central, e as praias da zona Sul, como em Ipanema, onde funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) limpavam o local.

Deitada na areia da praia de Ipanema hoje pela manhã, a aposentada Fernanda Massaro, que mora na região, relaxava ontem pela manhã, e afirmou que costuma ir ao local no período de verão. “É bom para aproveitar o dia. Fico aqui até o meio da tarde”, comentou ela, enquanto buscava se bronzear. Os níveis do Guaíba prosseguem oscilantes hoje em marcas próximas de 1,20 metro. No parque da Redenção, novamente moradores próximos procuravam também algum descanso em meio às sombras.

Segundo dados da estação climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Aeroporto Internacional Salgado Filho, a temperatura ao meio-dia de ontem foi de 30,3ºC, curiosamente menor do que à meia-noite anterior, quando a marca foi de 30,6ºC. As máximas no último final de semana se aproximaram de 40ºC em diversos municípios gaúchos, como em Teutônia, no vale do Taquari, marcando 41,1ºC, e Parobé, com 40,8ºC, conforme a MetSul Meteorologia.

Nuvens carregadas também se aproximaram da fronteira oeste gaúcha ontem. De acordo com a MetSul, a atuação do El Niño neste verão tende a aumentar o número de dias mais úmidos, reduzindo as ondas de calor. Já os dias tendem a ser mais abafados e com probabilidade de noites de temperatura mínima mais alta. Com isso, ocorre mais abafamento e desconforto térmico, que ainda deve seguir por mais alguns dias no Rio Grande do Sul.

Não está plenamente resolvido o problema da falta de água na Lomba do Pinheiro, de acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), e moradores estão indignados na região. O Dmae encaminhou caminhões-pipa de sexta-feira até domingo para diversos pontos de Porto Alegre. Na sexta-feira, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, responsável pelo abastecimento dos bairros da zona Sul, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro, ficou sem energia por quatro horas. Após o retorno da força, equipamentos foram danificados devido à oscilação de tensão na rede elétrica.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895