Caminhada de conscientização encerra o Setembro Amarelo em Canela
capa

Caminhada de conscientização encerra o Setembro Amarelo em Canela

Participantes saíram às ruas com vestimenta e balões alusivos à campanha de prevenção ao suicídio

Por
Halder Ramos

Atividade reuniu cerca de 100 pessoas nesta segunda-feira

publicidade

O Setembro Amarelo, campanha nacional de  prevenção ao suicídio, foi encerrado em Canela com caminhada de conscientização nesta segunda-feira. O Centro de Atenção Psicossocial de Canela (Caps) e a Academia Municipal promoveram uma aula de zumba no Multipalco da praça João Corrêa. Depois, com vestimentas, balões e cartazes alusivos à campanha, os participantes caminharam até a frente da Igreja Matriz. O evento reuniu cerca de 100 pessoas. No entanto, mais de mil estiveram engajadas nas atividades ao longo de setembro.

Conforme a psicóloga Paula Montes, uma das organizadoras da caminhada, o trabalho de conscientização ocorreu durante todo o mês com a realização de ações pontuais. Para ela, a caminhada reforçou a mobilização. “Buscamos mobilizar as pessoas e fazer com que elas percebam que não estão sozinhas nesse processo de lutar pela vida”, diz.

Apesar de a campanha ter acabado, a psicóloga considera importante que a conscientização continue o ano todo. “Qualquer pessoa que estiver precisando de ajuda ou souber de alguém que esteja precisando pode procurar as unidades de saúde, que os profissionais irão fazer o acolhimento."