Caminhada destaca a importância dos cuidados com a Saúde Mental

Caminhada destaca a importância dos cuidados com a Saúde Mental

A 3ª Caminhada do Janeiro Branco foi realizada na Redenção em Porto Alegre

Paula Maia

O tema central desta edição é Saúde Mental o Ano Todo e ressalta a importância de manter a discussão sobre o assunto além de janeiro

publicidade

A 3ª Caminhada do Janeiro Branco foi realizada na manhã deste domingo na Redenção, em Porto Alegre. A atividade, organizada pela Frente Parlamentar da Saúde Mental da Câmara de Vereadores, contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, do secretário municipal da Saúde Fernando Ritter, representantes de entidades médicas e de grupos de apoio. O tema central desta edição é Saúde Mental o Ano Todo e ressalta a importância de manter a discussão sobre o tema além do mês de janeiro.

A presidente da Frente Parlamentar da Saúde Mental da Câmara de Vereadores, vereadora Tanise Sabino destacou os avanços em Porto Alegre nos cuidados com a Saúde Mental e citou os Centros de Atenção Psicossocial CAPES - ressaltando a nova unidade infantil que será instalada no morro Santana - e o Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certa), inaugurado em maio do ano passado.

A vereadora também pontuou a presença de psicólogos nas escolas municipais como um avanço na prevenção e enfatizou a necessidade de continuar estruturando a rede de saúde mental, abrangendo diversos transtornos.

“Estamos investindo em prevenção. Queremos prevenir uso de álcool, de drogas, bullying, automutilação, suicídio. Mas a gente quer promover hábitos saudáveis. O psicólogo contribui muito na questão da saúde mental. Nós temos avanços, mas não é fácil e essa caminhada é para chamar atenção para o tema”, explicou Tanise.

O deputado Elizando Sabino, autor da Lei 15.412/2019, que instituiu no Estado do RS a campanha do Janeiro Branco, mês de promoção à saúde mental sublinhou a importância das diversas ações para minimizar os tabus existentes sobre o tema e a necessidade de ampliar os diálogos a nível estadual.

“Nós precisamos, não só em nível de município, mas a nível estadual, tratar desse tema. E o mais importante de tudo é ouvir os especialistas. Tabus existem e precisam ser superados através do conhecimento”, concluiu o deputado.

A campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão. As ações buscam ampliar o diálogo sobre a saúde mental e desmistificar tabus associados ao tema.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895