Cidades

Caminhada Pela Paz reúne centenas de crianças e adolescentes pelas ruas da cidade de Esteio

O evento marca os 20 anos da primeira edição e mobilizou entidades em prol da cultura de paz em seus aspectos ambiental e social

São 120 educandos atendidos em Esteio e aos outros 120 educandos dos núcleos externos
São 120 educandos atendidos em Esteio e aos outros 120 educandos dos núcleos externos Foto : Fernanda Bassôa / Especial CP

Crianças, adolescentes, professores, pais e responsáveis se uniram em uma grande mobilização em defesa da paz na tarde desta terça-feira durante a Caminhada Pela Paz, organizada pelo Centro de Formação Teresa Verzeri, na cidade de Esteio. O evento marca os 20 anos da primeira edição e mobilizou entidades em prol da cultura de paz. A proposta principal foi sensibilizar a comunidade local, durante o trajeto de mais de 3 km, para a importância da paz em seus aspectos ambiental e social.

A diretora do Centro de Formação Tereza Verzeri, Elise Wolff Müller, explica que além de celebrar os 20 anos da sua primeira edição, que aconteceu em 2005, a caminhada também propõe revistar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ela explica que o projeto Criança Cidadã, ele é executado pelo Centro de Formação e financiado pela Petrobras, qualifica o serviço que é proposto junto aos 120 educandos de Esteio e aos outros 120 educandos dos núcleos externos. "Isso acontece através de oficinas de música, dança, do som na lata, atividades de recriação, brinquedoteca, jogos colaborativos e oficinas de skate."

A coordenadora do projeto Criança Cidadã, Maria Inês Pacheco, comenta que dentro das atividades, que acontece no contraturno escolar, se trabalha especialmente temas ligados à cidadania e direitos humanos. "Por isso, o nome Criança Cidadã. E essas oficinas artísticas, esportivas e ludicidade são para trazer para essa reflexão a partir de vários enfoques. Atuamos junto com crianças em situação de vulnerabilidade, de 6 a 15 anos."

A gestora do projeto na Petrobras, Luciane Pires, conta que o projeto tem muita representatividade junto às famílias. "Porque é um projeto que acolhe as crianças e adolescentes no contraturno da escola, oferecendo educação integral, além de todo um cuidado de atendimento psicossocial e que as famílias também participam." Para Luciane, a caminhada tem um simbolismo de união e de paz. "No sentido de que a gente está junto, unidos por um bem comum, de cooperação e solidariedade. É muito representativo esse momento, é muito especial para nós."

O Projeto Criança Cidadã, executado pelo Centro de Formação Teresa Verseri, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, busca contribuir para que crianças e adolescentes sejam protagonistas e plenos em sua cidadania, com vínculos familiares e comunitários fortalecidos e atuantes na construção de uma concência saudável e digna em seu território.

Veja Também