Campanha arrecada itens de higiene para apenadas do Presídio Estadual de Frederico Westphalen

Campanha arrecada itens de higiene para apenadas do Presídio Estadual de Frederico Westphalen

Atividade foi uma das primeiras ações da Procuradoria da Mulher, instituída há menos de um mês no município

Agostinho Piovesan

Iniciativa teve o apoio da ADPERGS, da Susepe e dos vereadores do município

publicidade

Uma campanha realizada pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, em março, garantiu a arrecadação de 350 itens de higiene, entre os quais estão papel higiênico, absorventes, shampoo, creme dental, escovas, desodorantes e sabonetes. Os produtos foram entregues ao Presídio Estadual de Frederico Westphalen nesta segunda-feira.

A iniciativa teve o apoio da Associação das Defensorias Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS), da Superintendência dos Serviços Penitenciários do RS (Susepe) e dos vereadores do município. A atividade foi uma das primeiras ações da Procuradoria da Mulher, instituída há menos de um mês no Poder Legislativo local, e teve como foco ajudar as mulheres que cumprem pena no presídio.

“A Procuradoria da Mulher está à disposição para a realização de outras campanhas, pois precisamos desconstruir certos padrões culturais que têm na sociedade. Sabemos que as pessoas que estão no presídio hoje, voltarão para o contexto social amanhã”, observa a vereadora Aline Ferrari Caeran.

O diretor da casa prisional, Gabriel Guidini, destacou a iniciativa inédita. “Precisamos desconstruir essa ideia de que ninguém quer saber do presídio hoje. As pessoas têm muito preconceito, mas temos que mudar isso e essa iniciativa ajuda nesta desconstrução. Com isso, a comunidade começa a ver diferente, ver que dá para se preocupar, se importar e, talvez, mudar essa realidade”, observa.

Segundo o presidente do Poder Legislativo, Leandro Mazzutti, a iniciativa da Procuradoria da Mulher, se reveste de uma importância extraordinária e mostra o engajamento da comunidade, fazendo doações e auxiliando as detentas da casa prisional. Leandro também agradeceu a parceria da Susepe, Defensoria e Procuradoria da Mulher para a realização da campanha e deixou a Casa do Povo com as portas abertas às novas iniciativas e demandas referentes ao presídio. “Obrigado a todos pela receptividade. Como já disse algumas vezes na Tribuna, precisamos sempre fazer o bem sem olhar a quem. Nosso agradecimento a toda a população que abraçou a causa e fez sua doação”, finalizou o presidente do Legislativo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895