Campanha em Porto Alegre alerta para os cuidados com a saúde mental

Campanha em Porto Alegre alerta para os cuidados com a saúde mental

Janeiro Branco, que tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”, realizou ação no Parque Farroupilha

Correio do Povo

Coral Cantar & Encantar se apresentou durante ações da campanha Janeiro Branco

publicidade

A campanha Janeiro Branco, que tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”, realizou neste domingo, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, mais uma ação de conscientização sobre a importância da saúde mental. A iniciativa visa alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico.

Voluntários que participam do projeto distribuíram panfletos com dez dicas de saúde. Entre as orientações estão praticar exercícios físicos regularmente, cuidar da alimentação e ter momentos de lazer. Autor da lei que institui a campanha Janeiro Branco e inclui a efeméride Mês de Estímulo aos Cuidados e à Conscientização da Saúde Mental e Emocional, o vereador Alvoni Medina (Republicanos) explica que a ideia é promover a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia.

“Às vezes a pessoa só pensa em trabalhar, esquece do lazer e que tem que ter cuidado com a família. Às vezes, quando perde alguém da sua família, muitas vezes entra em depressão e começa a viver situações que ela não tinha antes”, afirma. Segundo Medina, na correria do dia a dia as pessoas acabam deixando de lado os cuidados com a saúde mental. “Aí vem a doença mental, o desequilíbrio e a falta de bom senso. A pessoa fica irritada, perde a paciência porque falta cuidado mental”, afirma. 

A psicóloga Samantha Sittart explica que a ideia é ajudar as pessoas a definir metas e ter novas esperanças para o ano que se inicia. “A Campanha Janeiro Branco vem para desmistificar a ida a um psicólogo e mostrar que as pessoas podem falar sobre as suas emoções”, observa. Mestre em Gerontologia Biomédica, Samantha reforça a importância da campanha. “A gente tem que aprender a lidar com as nossas emoções. Através dessas atividades é possível a pessoa falar sobre o que está sentindo”, destaca.

A psicóloga Bruna Ortiz Vieira atua como voluntária na campanha e realiza palestras sobre a importância de manter cuidados voltados para a saúde mental. Para Bruna, as pessoas devem olhar para si mesmas e ser mais consciente quando estipular metas para o próximo ano. A principal meta é a gente se cuidar, porque a gente se cuidando, se observando, se conhecendo, vai ter mais clareza do que a gente quer e qual é o nosso propósito”, destaca. 
 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895