Campanha garante recolhimento de quase mil litros de óleo de cozinha em Soledade

Campanha garante recolhimento de quase mil litros de óleo de cozinha em Soledade

Iniciativa mobiliza alunos de 10 escolas e 17 entidades

Agostinho Piovesan

A última remessa entregue a empresa que realiza o recolhimento do material, foi de 227 litros de óleo.

publicidade

A campanha de recolhimento de óleo de cozinha em Soledade, na região do Alto da Serra do Botucaraí, já garantiu o recolhimento de 980 litros do produto. A iniciativa mobiliza centenas de alunos de 10 escolas municipais e estaduais, além de 17 entidades.

Segundo a diretora do departamento de Meio Ambiente, Caroline Teixeira Leite, o trabalho é realizado em parceria com a ONG Sopro da Vida, através do projeto ‘Soledade Limpa Responsabilidade de Todos’, que iniciou em 2018. A campanha mobiliza também empresas do município, que igualmente procedem com o descarte correto do óleo já utilizado.

“O projeto denominado de Ecoóleo iniciou com algumas escolas fazendo recolhimento e hoje atende diversos pontos de coleta em escolas, além de empresas, numa ação de extrema importância, não apenas no sentido de reutilizar o óleo usado, mas também na perspectiva da conscientização nas questões que envolvem o meio ambiente”, observa.

Caroline disse que, na segunda-feira, foi entregue à empresa que recolhe e reutiliza o produto, um total de 227 litros de óleo. “A entrega dessa remessa garantiu 22 litros de detergentes para as escolas, pois a cada 10 litros de óleo, a empresa repassa um litro de detergente”. Ela lembra que as empresas de Soledade que tiverem interesse em participar desse projeto devem entrar em contato com o departamento de Meio Ambiente, pelo telefone (54) 3381-9027. As empresas que tiverem uma grande quantidade de óleo usado para descartar poderão receber uma bombona de coleta em seu estabelecimento.

Segundo Caroline, os alunos levam para as escolas o óleo de cozinha já utilizado em suas residências, dentro de uma garrafa pet. O material é colocado em bombonas receptoras, e posteriormente recolhido. Em 12 locais da cidade, foram colocadas bombonas onde é depositado o produto entregue, periodicamente à empresa Ecoóleo de Arroio do Meio.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895