Campanha une torcedores para doar sangue em Frederico Westphalen
capa

Campanha une torcedores para doar sangue em Frederico Westphalen

Será realizado no dia 21 de fevereiro o sorteio de camisetas de times de futebol

Por
Agostinho Piovesan

Campanha sorteará camisetas de quatro times gaúchos aos que realizarem a doação.

publicidade

A Administração Municipal de Frederico Westphalen, através da secretaria da Saúde, está realizando a campanha de doação de sangue “Seja um doador campeão!”. As pessoas que se cadastrarem na secretaria para doar sangue concorrerão a camisas autografadas de Grêmio, Inter, União Frederiquense (Divisão de Acesso) e Guarani (Futsal Liga Gaúcha 1).

O sorteio será realizado no dia 21 de fevereiro e a entrega das camisas será feita no dia 24 de fevereiro, durante programação alusiva ao aniversário de 65 anos de emancipação político-administrativa de Frederico Westphalen. Para concorrer às camisetas, as pessoas devem se cadastrar na Secretaria da Saúde para doar sangue no Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso). Os doadores cadastrados desde o início do ano já estão concorrendo aos prêmios.

Segundo Honorina Tereza Ganzer, responsável pela campanha, o objetivo é conseguir que a Secretaria tenha sempre à disposição doadores para repor os estoques do banco de sangue do Hemopasso, de Passo Fundo. “Doar sangue sempre é um exercício de solidariedade e amor com o próximo”, observa. Honorina afirma que as campanhas de doação de sangue são realizadas de forma contínua através de ações de divulgação, conscientização, cadastramento e busca de parcerias com diversos órgãos e entidades.

“Sempre trabalhamos com essas ações para reposição de sangue em casos específicos, como pessoas que precisam de transfusão em virtude de problemas médicos, acidentes ou cirurgias, e para manutenção de estoques regulares no Hemocentro de Passo Fundo”, explicou Honorina.

As camisas foram doadas pelos clubes que as entregaram à Secretaria da Saúde já autografadas. “Queremos agradecer aos clubes pela sua generosidade e, com certeza, este gesto de nos ajudar nesta companha de doação de sangue”, destaca.

Anualmente, a necessidade de recompor os bancos de sangue nos hemocentros, é grande, e a comunidade regional tem sido solidária em participar das iniciativas promovidas pelo Poder Público. Ainda segundo Honorina, no ano passado foram realizados mais de dois mil cadastros com apoio de diversas entidades sociais, instituições, universidades e outras organizações. Essas pessoas foram levadas ao Hemopasso de Passo Fundo, onde quase duas mil pessoas fizeram doação de sangue. “É sempre um desafio manter o estoque em dia, pois é grande a demanda e nem sempre há voluntários”, concluiu. 

Requisitos para doar:

– Estar se sentindo saudável;
– Ter entre 18 e 69 anos (jovens a partir dos 16 anos já podem doar com autorização do responsável);
– Não estar em jejum;
– Pesar mais de 50kg;
– Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses;
– Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses;
– Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias;
– Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida);
– Em caso de parto normal, aguardar 3 meses; se cesariana, aguardar 6 meses;
– Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias;
– Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
– Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
– Não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV;
– Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
– Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação;
– Não ter feito uso de drogas injetáveis ilícitas;
– Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses;
– Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h. As demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo, sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.