Canil e Gatil Municipal de Pelotas possuem animais disponíveis para adoção responsável

Canil e Gatil Municipal de Pelotas possuem animais disponíveis para adoção responsável

Muitos dos pets que aguardam por um lar têm histórico de maus-tratos, abandono, bravios e problemas crônicos de saúde

Angélica Silveira

Atualmente, são 49 cães e oito gatos abrigados, esperando por um lar definitivo

publicidade

As pessoas que buscam um animal de estimação em Pelotas tem a opção de ir até o Canil e o Gatil Municipal e adotar um cachorro ou um gato. Nos locais estão disponíveis cães e gatos de diferentes raças, tamanhos e personalidades, esperando por um lar definitivo. Muitos têm histórico de maus-tratos, abandono, bravios (raiva) e problemas crônicos de saúde. Os animais abrigados recebem tratamento médico necessário até serem liberados.

O canil está em reforma. A previsão é que tudo fique pronto no mês que vem. Já o gatil foi inaugurado em janeiro do ano passado. Atualmente, são 49 cães e oito gatos abrigados. No gatil todos estão em tratamento contra esporotricose, o que não impede que eles sejam adotados após a cura. “Todos os animais são castrados e microchipados. Os filhotes podem retornar à unidade no período estipulado para receber a castração de forma gratuita”, garante a responsável técnica Cristiane Barçot.

Segundo ela, as adoções diminuíram bastante. “No início da pandemia tivemos várias adoções. Depois foram suspensas, ficando com uma média de dois animais adotados por mês. Mas tem períodos que este número chega a zero, ou seja, nenhuma adoção”, lamentou. O espaço em que os animais estão, no quilômetro 71 da BR 392, segue aberto para visitação todos os dias da semana, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h.

Após a adoção, são sorteados um número por mês de adotantes aonde as funcionárias realizam a vistoria. “Graças a Deus muitos nos mandam fotos e vídeos pelas redes sociais e já vemos que os animais estão bem”, relata Cristiane. Os interessados em adotar um ou mais cães ou gatos precisam passar por entrevista com a responsável técnica do canil. Eles devem assinar um termo de adoção responsável e apresentar RG, CPF e comprovante de residência no ato da entrevista. Também é realizada uma análise do ambiente onde o animal irá residir.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895