Canoas aplica vacinas contra HPV em meninos de 9 à 14 anos

Canoas aplica vacinas contra HPV em meninos de 9 à 14 anos

Município também está realizando a imunização contra quatro tipos de meningite em adolescentes dos 11 aos 14 anos

Fernanda Bassôa

As vacinas estão sendo aplicadas nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira

publicidade

A Prefeitura de Canoas está aplicando vacinas contra o HPV para meninos com idade entre 9 e 14 anos e o imunizante da meningocócica para adolescentes dos 11 aos 14 anos. As vacinas estão sendo aplicadas nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de senhas até as 16h45min.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a vacinação contra o HPV é utilizada por mais de 100 países e, vários deles, já possuem estudos de impacto desta estratégia com resultados positivos no que diz respeito a prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus HPV. Dentre estas doenças estão os cânceres do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe, além de verrugas genitais. Apesar da segurança e efetividade da vacina, são preocupantes os dados de cobertura vacinal, especialmente os referentes a segunda dose e no sexo masculino.

Da mesma forma, a vacinação da meningocócica também está diminuindo a cada ano. Esta vacina protege contra quatro tipos de meningite, dentre elas a tipo C, a de maior incidência no Brasil. É importante lembrar que estas, assim como as demais vacinas recomendadas pelos órgãos de saúde são seguras e eficazes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895