Canoas assina novo contrato de iluminação pública

Canoas assina novo contrato de iluminação pública

O vínculo terá duração de 12 meses com um custo mensal estimado de R$ 638 mil

Fernanda Bassôa

Empresa Vitorialuz Construções ficará encarregada pela gestão da iluminação pública

publicidade

A Prefeitura de Canoas iniciou, nesta quarta-feira (11), o novo contrato que vai garantir a manutenção, reforma e ampliação de toda a iluminação pública da cidade. O contrato terá duração de 12 meses com um custo mensal estimado de R$ 638 mil. A empresa Vitorialuz Construções, vencedora da licitação, ficará encarregada pela gestão da iluminação pública de avenidas, ruas, parques e praças da cidade, com mão de obra especializada e o fornecimento dos materiais necessários. O local escolhido para receber as primeiras trocas de lâmpadas e reparos foi o bairro Guajuviras. 

O prefeito em exercício, Nedy Marques, reconhece que prestação do serviço é essencial para a segurança e valorização da cidade. "Vamos solucionar esse grave transtorno que os canoenses vêm sofrendo com lâmpadas queimadas. Sabemos que uma cidade mais iluminada contribui com a segurança pública, valoriza os espaços públicos, favorece o desenvolvimento econômico e proporciona mais bem-estar à população", garantiu.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Lucas Garlet, o serviço vai ajudar muito toda a população. "Além de oferecer conforto para circulação à noite na cidade, a iluminação pública é um componente essencial para a segurança. Estaremos realizando ações para identificar e mapear, em todas vias do município, os pontos de luz apagados para ser realizado o reparo o mais breve possível." 

Além disso, segundo a Administração, se encontra em fase de estruturação uma Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública para Canoas. Em toda a extensão territorial de Canoas, são mais de 30 mil pontos de iluminação pública. Com a PPP, são esperadas a modernização, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública. Também será realizada a substituição de todas as lâmpadas da cidade por luminárias com tecnologia em LED. A PPP IP será na modalidade de concessão administrativa, ou seja, não é uma privatização dos serviços de Iluminação Pública. O Município permanecerá responsável por toda a gestão e fiscalização dos serviços prestados pela empresa privada e os ativos, após o término da concessão, permanecerão para a cidade como um legado de tecnologia e inovação aos canoenses.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895