Canoas cancela festa de Carnaval em 2022

Canoas cancela festa de Carnaval em 2022

Maçambará, na Fronteira-Oeste, suspendeu todas e quaisquer festas no município por prazo indeterminado

Correio do Povo

Das 60 entidades que compõe o Conselho, em Canoas, 59 compareceram na reunião

publicidade

Uma reunião, nesta quarta-feira, entre o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e os integrantes do Conselho da Cidade, decidiu pelo cancelamento do Carnaval de 2022. Das 60 entidades que compõe o Conselho, 59 compareceram ao encontro e votaram, por unanimidade, pela não realização do evento. O motivo foi a chegada ao Brasil da nova variante do coronavírus, a ômicron.

Para o prefeito, esta foi uma decisão importante para não colocar em risco a saúde da população. “Temos muito receio do que pode acontecer. Esta variante ainda é pouco conhecida e pode nos levar a perder toda mobilização de vacinação que desenvolvemos até o momento”, afirmou.

Jairo Jorge lembra que nos últimos 11 meses a cidade está trabalhando acirradamente para vacinar a população. Destacou ainda que, ao contrário da Semana Farroupilha e da Feira do Livro, que foram realizados na cidade, o Carnaval na sua essência é diferente. “Não temos como colocar as pessoas em um cercadinho e todo mundo ficar sem brincar no Carnaval. Então, é mais seguro cancelarmos em 2022 e, em 2023, fazermos um Carnaval bem bonito, com bastante alegria, incentivando blocos e escolas”. 

A decisão foi comunicada ao presidente da Associação de Carnaval das Escolas de Samba de Canoas, Noé Oliveira da Silva, logo após encerrada a reunião. Um encontro entre integrantes da Secretaria de Cultura, Associação e carnavalescos será marcada para os próximos dias, para informar oficialmente os envolvidos e traçar os próximos passos. “É importante sentarmos todos juntos e pontuar que o cancelamento não é uma decisão da Cultura ou da Associação. A situação atual da pandemia é que leva a tomarmos essa atitude. O principal é a saúde das pessoas”, diz Silva.

Em Maçambará, na Fronteira-Oeste do RS, devido ao alto número de contaminações pelo novo coronavírus no município, incluindo a prefeita Adriane Schramm, internada no Hospital de Caridade de Santa Maria, foi editado o Decreto 1.134, determinando que estão suspensas todas e quaisquer festas no município por prazo indeterminado. No momento, há 60 casos sendo monitorados, 43 casos ativos confirmados, duas hospitalizações em outras cidades e um total de sete óbitos.

*Com informações dos correspondentes Fernanda Bassôa e Fred Marcovici


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895