Canoas conta com 10 novos leitos de UTI na rede pública

Canoas conta com 10 novos leitos de UTI na rede pública

Município contabiliza 104 leitos de terapia intensiva, que são utilizados para o tratamento da Covid-19 e também de outras doenças

Fernanda Bassôa

Oito dos dez leitos foram convertidos de privados para o SUS

publicidade

Leitos de Unidade de Terapia Intensiva(UTI), que antes pertenciam ao sistema privado, hoje passaram a fazer parte da rede pública de Canoas, reforçando os equipamentos da rede de saúde canoense diante do enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Isso foi possível, de acordo com a prefeitura, a partir da chegada de novos respiradores e de adaptações feitas pelo Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), que presta serviços ao município. Deste modo, oito dos dez, foram convertidos de privados para serem usados por pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Canoas contabiliza 104 leitos de UTI, que são utilizados para o tratamento da Covid-19 e também de outras doenças. Os novos espaços já estão em operação. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, considerando apenas UTIs, a cidade aumentou em quase 30% a sua capacidade, segundo aponta a Administração Municipal. Com relação aos leitos clínicos, o crescimento foi de mais de 90%.

No SUS, a regulação de leitos, é feita pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e portanto, cabe a SES o papel de gerenciar de que modo as UTI serão ocupadas e para onde cada usuário será deslocado para internação. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895