Canoas inicia neste sábado mutirão de cirurgias eletivas para zerar fila de espera nos hospitais

Canoas inicia neste sábado mutirão de cirurgias eletivas para zerar fila de espera nos hospitais

Procedimentos começam no Hospital Nossa Senhora das Graças e terão investimento de R$ 14,5 milhões

Fernanda Bassôa

publicidade

A Prefeitura de Canoas lançou nesta quinta-feira o mutirão de cirurgias eletivas, fase 1, cujos procedimentos iniciarão já no próximo sábado pelos pacientes que aguardam por cirurgias de vesícula e hérnia. Inicialmente, serão chamados 2.534 pacientes, de um total de 9,7 mil que há anos aguardam por intervenções cirúrgicas.

De acordo com a prefeitura, serão investidos cerca de R$ 14,5 milhões, oriundos de emendas parlamentares. Os procedimentos serão realizados inicialmente no Hospital Nossa Senhora das Graças e serão realizadas até 300 cirurgias ao mês, nos turnos da manhã, tarde e noite, incluindo sábados, domingos e feriados. O chamamento será gradual, independentemente para qual hospital está referenciado. 

O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, disse que este é o anúncio mais importante do ano de 2022. “É a demanda que mais causa sofrimento para a população: a realização de cirurgia. Com certeza esta é a medida mais importante e necessária que tomamos. Serão dez cirurgias por dia, 300 por mês e em pouco tempo vamos zerar esta fila que atualmente se encontra reprimida.”

Segundo Nedy, é o momento de todos darem as mãos para diminuir a dor das pessoas. A força-tarefa visa acabar com a demanda reprimida que já estava grande quando a atual administração assumiu o município e ficou ainda mais prejudicada em função da pandemia da Covid-19. A logística foi organizada junto ao Graças para que uma sala cirúrgica fique disponível exclusivamente para estes procedimentos. Tudo isso sem prejudicar o funcionamento rotineiro do hospital. 

O secretário da Saúde, Aristeu Ismailow, informou que as equipes de saúde têm trabalhado incessantemente para entregar à comunidade a normalidade dos serviços. “A fase 1 do mutirão será no Graças e a Fase 2, no Hospital Universitário. Nossa meta é dentro de 18 meses zerar a fila de cirurgias na cidade.”

O presidente da Associação Beneficente Canoas (ABC), mantenedora do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Luis Antônio Possebon, agradeceu pela sintonia que existe entre o hospital e a atual gestão de saúde do Município. “Não sabemos avaliar a dimensão desse gesto, mas com certeza vai beneficiar muitas famílias canoenses. Aqui tem uma gestão séria e um trabalho que transmite credibilidade.” 

Para chamar os pacientes, a Secretaria Municipal da Saúde utilizará os cadastros do sistema da rede de saúde. Sendo assim, é fundamental que as pessoas mantenham seus dados atualizados, principalmente os números de telefone e Whatsapp. A atualização pode ser realizada em qualquer unidade de saúde presencialmente, ou de forma online, pelo sistema Atualiza Aí.

Pelo site, o usuário preenche um formulário eletrônico com seus dados e clica em "enviar". As informações automaticamente serão transmitidas para um teleatendente do ZAP Saúde Canoas. Um funcionário entrará em contato com o usuário para solicitar fotos de alguns documentos e validar o processo. Somente com a validação documental é que as informações serão atualizadas nos sistemas do município e do SUS. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895