Capão da Canoa cria dispositivo simples para prevenir contágio entre pacientes

Capão da Canoa cria dispositivo simples para prevenir contágio entre pacientes

Plástico é usado no braço para evitar contato direto em aparelhos 

Correio do Povo

Possibilidades de contágio podem estar surgindo do contato direto do aparelho de verificar a pressão

publicidade

A Secretaria municipal de Saúde de Capão da Canoa criou um dispositivo para ajudar na contenção do coronavírus no município e na propagação de outras doenças transmissíveis através do contato. 

A iniciativa ocorreu por conta do aumento na demanda por atendimentos nas unidades básicas de saúde da cidade, devido a pandemia do novo coronavírus, além das doenças que normalmente já se desenvolvem nessa época do ano. 

No braço da pessoa, que é encaminhada para a triagem, é colocado um saco plástico na parte onde será posicionado o aparelho de aferir a pressão. Com isso, evita o contato direto com o corpo do paciente.

A equipe de enfermagem, através de uma observação atenta sobre o fluxo de pacientes e o processo de trabalho, percebeu que uma das grandes possibilidades de contágio não só do novo coronavírus, mas de outras doenças, pode estar surgindo do contato direto do aparelho de verificar a pressão com a roupa ou corpo do paciente. Isto porque muitas pessoas ao tossir cobrem a boca trazendo o antebraço e bíceps ao rosto.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Angela Patrícia, a medida simples deverá colaborar de forma expressiva para a redução dos números de casos de contaminação em Capão da Canoa. "Percebemos que o uso da sacola plástica, dessas utilizadas para armazenar frutas e verduras não causa interferência na ausculta ou alteração nos valores pressóricos, esse material tem um custo médio de R$ 4 a cada 100 pacientes, sendo de uso único e descartável”, disse Angela. 

“E por sua eficácia no isolamento das partes em contato, além do baixo custo, esse dispositivo deverá ser um grande aliado na contenção desse vírus. É importante que possamos divulgar isso para o maior número de profissionais da saúde. Um método simples, efetivo e objetivo que vem a somar nesta luta. A ideia está sendo implementada em todas as unidades de saúde da nossa rede municipal”, completou. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895