Casa da Cultura Hip Hop de Esteio oferece oficinas gratuitas

Casa da Cultura Hip Hop de Esteio oferece oficinas gratuitas

As atividades contam com apoio e recursos do Ministério Público do Trabalho

Fernanda Bassôa

As aulas são gratuitas e serão ministradas até dezembro

publicidade

Começaram neste mês as oficinas na Casa da Cultura Hip Hop em Esteio, inaugurada em novembro do ano passado, no Centro da cidade. Para abrir as atividades, a Associação da Cultura Hip Hop de Esteio (Ache), responsável pelo local, promove o curso "Cinco Elementos do Hip Hop". As aulas são gratuitas e serão ministradas até dezembro, totalizando 450 horas, e são divididas em quatro módulos. Até o final do ano, pelo menos 60 jovens de 12 a 24 anos terão domínio dos quatro principais elementos da Cultura Hip Hop (DJ, MC, Breaking e Grafite), conforme explica o coordenador geral e administrativo da associação, Geovane Neves.

O quinto elemento, segundo ele, é "o conhecimento que os jovens adquirirão ao final da experiência". As oficinas ocorrem de segunda a quinta-feira, manhã e tarde, como atividade de turno inverso à escola. Lucas Silveira (MC), Alex Sandro Rezende (DJ), Mateus Greff (grafite) e Jackson Fonseca (dança) são os oficineiros responsáveis pelas atividades, que só foram possíveis a partir da destinação de recursos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Segundo a procuradora do MPT e responsável pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Patrícia de Mello Sanfelici, iniciativas desta natureza são fundamentais para combater o trabalho infantil e violações que envolvam crianças e adolescentes. “Além de permitir a existência de um espaço coletivo seguro, agradável e produtivo, ainda há a promoção de atividades de empoderamento e de construção de cidadania para toda a comunidade que frequenta a Casa. Essas atividades, além de configurarem o necessário contraturno escolar, podem potencializar o desenvolvimento de habilidades profissionais futuras." A casa da Cultura Hip Hop fica na rua José Guimarães, 203, bairro São Sebastião, onde podem ser feitas as inscrições.  
 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895