Casa de Passagem de Bento Gonçalves retoma atendimentos nesta quinta-feira

Casa de Passagem de Bento Gonçalves retoma atendimentos nesta quinta-feira

O local disponibiliza abrigo para pernoitar, com oferta de alimentação, banho e vestuário quando necessário

Celso Sgorla

Com o retorno ao antigo espaço, estão sendo adotadas medidas de proteção preconizadas pelas autoridades de saúde

publicidade

A Casa de Passagem do município de Bento Gonçalves, localizada na rua Francisco Navarini, 136, no bairro Maria Goretti, retoma suas atividades nesta quinta-feira. Embora tenha ocorrido redução do número de usuários que ainda necessitam de cuidado e proteção no espaço – devido à intensificação do trabalho realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) – ainda há quem precisa permanecer integralmente. 

A razão principal é o pertencimento ao grupo de risco de Covid-19, doença que já matou mais de 300 pessoas no Rio Grande do Sul. "Neste período, através de escuta qualificada realizada por técnicos do CREAS, com orientação e encaminhamentos conforme a realidade de cada caso, procurou-se emancipá-los, buscando a construção de um processo de saída das ruas", ressalta a coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, Simone Menegotto.

Paralelo a este trabalho, a Casa de Passagem manterá a modalidade de atendimento original, acolhendo por busca espontânea ou por encaminhamento do CREAS, pessoas que utilizam a rua como espaço de moradia, bem como os que encontram-se no município na condição de trecheiros, disponibilizando abrigo para pernoitar, com oferta de alimentação, banho e vestuário quando necessário.

Com o retorno ao antigo espaço, estão sendo adotadas medidas de proteção preconizadas pelas autoridades de saúde, como a readequação da estrutura física, sanitização do espaço e elaboração de protocolos de atendimento, com vistas a manter todos os regramentos de higienização e preservação da saúde.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895