Casa Schmitt proporciona uma viagem no tempo em Novo Hamburgo

Casa Schmitt proporciona uma viagem no tempo em Novo Hamburgo

A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min

Stephany Sander

Construída em meados de 1824, o imóvel é uma das únicas casas do estilo alemão no Estado que ainda conserva todas as suas características originais

publicidade

Localizado no sítio histórico de Hamburgo Velho, na cidade de Novo Hamburgo, o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser proporciona uma viagem no tempo. Ao se entrar no local, é possível observar as estantes, os utensílios e até alguns dos produtos que ali eram comercializados quando o espaço abrigava a mercearia do imigrante Johann Peter Schmitt, empresário que contribuiu para o desenvolvimento da região.

Construído em meados de 1824, o imóvel é um dos mais antigos exemplares da técnica enxaimel e uma das únicas casas do estilo alemão no Rio Grande do Sul que ainda conserva todas as suas características originais, sendo a primeira construção tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, relativo à imigração alemã no Brasil. “Esse espaço é uma recriação da antiga venda de Schmitt, que remete aos primórdios da imigração alemã no Sul do Brasil”, afirma Ângelo Renheimer, curador do museu, que fica ao lado da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, que concentra mais de 300 obras do artista, responsável pelo início do processo de tombamento da região histórica e de grande importância para o Vale do Sinos.

No segundo andar da Casa Schmitt, é possível observar móveis e itens pessoais da família, que recriam o ambiente familiar da época em que ali habitavam. A mesa de jantar, o piano de cauda, um berço e até antigas cadeiras de balanço fazem parte do acervo de peças em exposição, que é frequentemente alternado. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, recebendo diversos grupos de estudantes semanalmente. Tombada como patrimônio nacional em 2015, a região do sítio histórico de Novo Hamburgo, no bairro Hamburgo Velho, abrange diversos imóveis históricos dos arredores.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895