Casos de Covid-19 na Fronteira-Oeste crescem 26% em uma semana

Casos de Covid-19 na Fronteira-Oeste crescem 26% em uma semana

Região soma 484 diagnósticos positivos e um total de 19 óbitos pela doença

Fred Marcovici

A 10ª Coordenadoria Regional de Saúde tem sede em Alegrete

publicidade

A 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS), com sede em Alegrete, divulgou nesta terça-feira o quadro da pandemia e evolução dos casos da Covid-19 nos municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, da área de abrangência do órgão. Segundo a coordenadora-adjunta, Andréia Carneiro, ao todo, nas 11 cidades, foram identificados 484 casos confirmados, um avanço de 100 notificações se comparado com o levantamento de uma semana atrás, e 19 mortes (oito a mais na semana - 70% de aumento), totalizando aumento de 26% na semana. 

Em toda a região, estão ocupados 66% dos 73 leitos de UTI existentes. Por coronavírus são 11 internações - sete confirmados e quatro em análise. Andréia reitera para que a população mantenha o distanciamento social e, dentro do possível, ficar em casa a maior parte do tempo. "A prevenção é o único caminho à disposição para impedir a propagação do vírus", afirmou.  

Em Uruguaiana, são 71 positivos e 58 curados, além de 110 pessoas em isolamento domiciliar com sintomas gripais monitorados e ainda dez aguardando resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen). Na fronteira com o Uruguai, na cidade de Santana do Livramento, agora há 106 casos, entre eles dois óbitos. A preocupação e atenção dos santanenses permanece voltada para a vizinha cidade uruguaia de Rivera que tem 57 casos da doença com dois óbitos - há uma semana sem registros. 

Quaraí mantém os 29 casos positivos que provocaram dois óbitos. Na cidade de Alegrete, foram 34 casos notificados e cinco óbitos, os três últimos anotados nessa segunda-feira. No município de Itaqui são 16 casos confirmados, sem óbitos. Em Rosário do Sul, houve um crescimento significativo passando de quatro para 20 notificações. 

Em São Gabriel, o número de casos confirmados de Covid-19 cresceu expressivamente para 205 com nove mortes - três a mais do que na última semana, permanecendo como o município da Fronteira-Oeste com o maior número de casos e óbitos notificados. 

Em Manoel Viana são três casos positivos incluindo o primeiro óbito na cidade. Enquanto em Santa Margarida do Sul, Barra do Quaraí e Maçambará não houve notificação. No plano estadual do distanciamento controlado, a região retornou nessa segunda-feira à bandeira laranja após o descontentamento por parte dos prefeitos com a bandeira vermelha anotada anteriormente. 

Na cidade de São Borja, mesmo na fronteira, porém sem  pertencer a 10ª CRS, estando ligada a 12ª CRS de Santo Ângelo, são 35 casos positivos para Covid-19, cinco em isolamento hospitalar e dois óbitos (um confirmado e outro aguardando resultado laboratorial).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895