Casos de Covid-19 na Fronteira Oeste evoluem 6,4% na semana

Casos de Covid-19 na Fronteira Oeste evoluem 6,4% na semana

Volume é o menor índice dos últimos três meses

Fred Marcovici

Uruguaiana segue como município com maior número de testagens da R03

publicidade

A 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS), com sede em Alegrete, divulgou nesta terça-feira o boletim atualizado do novo coronavírus e casos da Covid-19, nos municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Conforme a titular da CRS, Heili Temp, nas 11 cidades, foram identificados 3.454 casos confirmados. Foi um avanço de 208 novas notificações se comparado com o levantamento da pandemia da última semana, além de 65 mortes desde o início dos registros do novo coronavírus na região, totalizando um aumento geral de 6,4% em sete dias, o menor índice registrado nos últimos três meses.

Em Uruguaiana, até o momento foram confirmados 693 casos positivos, sendo 123 ativos e doze mortes. São nove pacientes hospitalizados (seis em UTI) e 302 pessoas em isolamento domiciliar com síndrome gripal monitorada. Há 559 recuperados. O município testou 9.882 pessoas (Lacen, Laminf, SMS,Ufpel, Unipampa e Ibope) e continua sendo o maior índice de testagem em números absolutos, na R03.

Na fronteira com o Uruguai, na cidade de Santana do Livramento, agora há 466 casos, sendo 18 ativos e quatro óbitos. Pacientes recuperados somam 444. Quaraí notificou 51 pacientes positivados que provocaram três óbitos, mantendo os números do levantamento realizado na semana passada. Em Alegrete, houve 5.332 testagens e 512 casos anotados, 97 ativos, entre eles três hospitalizados, além de 14 óbitos computados. Recuperados totalizam 401.

No município de Itaqui, o número ampliou-se para 436 registros, sendo 46 casos ativos com quatro pacientes internados e quatro óbitos. O número de testes aplicados é de 3.939. Pacientes recuperados são 386. Em Rosário do Sul a positivação passou para 259 notificações e 44 exames em análise. Mantém-se os dois óbitos. Recuperados são 240.

Em São Gabriel, o número confirmado da Covid-19 cresceu para 883, sendo sete isolados em hospital e outros 113 em domicílio, resultando em 24 mortes, mantendo-se como o município da Fronteira Oeste com o maior índice de casos e óbitos informados. Houve a testagem de 6.657 pessoas, o índice mais elevado proporcional à população. Recuperados 739.

Ainda de acordo com Heili, em Manoel Viana são 36 casos positivos, incluindo um óbito, contabilizando 10% de evolução na semana. A cidade de Santa Margarida do Sul apontou na semana os mesmos 24 casos do novo coronavírus, sem óbito. Em Barra do Quaraí houve o registro de 73 casos, sendo dois ativos e uma morte anotada, além de dois casos monitorados. Maçambará mantém os 21 casos anotados. No plano estadual do distanciamento controlado, a região manteve a bandeira laranja.

Na cidade de São Borja, também na fronteira, mas ligada a 12ª CRS de Santo Ângelo, somou 571 casos positivos para Covid-19, 22 pessoas em isolamento hospitalar e 428 domiciliar, treze óbitos, sendo um na última semana. O município está em região de bandeira vermelha.

Em toda a região, estão ocupados 76% dos 78 leitos de UTI existentes na R03, contabilizando uma evolução de 8%. Por coronavírus são 15 internações, além de 39 leitos clínicos ativos. Heili Temp reitera o apelo à comunidade para a necessidade de manter e ampliar o distanciamento social, evitar aglomerações, buscar ao máximo permanecer em casa, além de utilizar máscara facial e álcool em gel. "Prevenir é o principal e eficiente método de neutralização da disseminação do novo coronavírus enquanto não surgir a aguardada vacina", concluiu.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895