Caxias do Sul comemora 128 anos de emancipação

Caxias do Sul comemora 128 anos de emancipação

Para celebrar a data, uma solenidade ocorrerá às 17h no Largo do Centro Administrativo

Celso Sgorla

O Monumento Nacional ao Imigrante foi inaugurado em 1954

publicidade

Caxias do Sul comemora nesta quarta-feira 128 anos de emancipação. Para celebrar a data, uma solenidade está programada para as 17h, no Largo do Centro Administrativo. Haverá distribuição gratuita do tradicional bolo de aniversário à comunidade. O município, originariamente de colonização italiana, conta com 480 mil habitantes. No local também haverá pontos de coleta para a Campanha do Agasalho 2018.

Neste ano, as celebrações do aniversário de Caxias foram descentralizadas. No último dia 9 de junho, a festa ocorreu no Parque da Lagoa do Desvio Rizzo e reuniu mais de 2 mil pessoas. No próximo sábado, dia 23, será a vez dos moradores da Zona Leste receberem as comemorações, na praça do bairro Cruzeiro. O evento terá serviços de saúde, atividades esportivas, distribuição de kit lanche, brincadeiras, água e erva-mate para o chimarrão.

Aproveitando as comemorações de hoje, haverá duas assinaturas de ordem de início de obras. A primeira delas é de construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental San Gennaro, no valor de R$ 5.463.029,11, para atender a demanda do Residencial Rota Nova. A segunda é referente à construção da quadra poliesportiva no loteamento São Bernardo, com investimento de R$ 410.788,26.

Monumento ao Imigrante

O Monumento Nacional ao Imigrante, um dos principais símbolos da cidade, está localizado na entrada do município, na BR 116, foi inaugurado em 1954 pelo Presidente da República Getúlio Vargas. A obra homenageia não somente os imigrantes italianos, mas todas as etnias que contribuíram para a povoação e o progresso do país.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895