Caxias do Sul fará consulta pública para definir onde será instalado o Parque de Proteção Animal

Caxias do Sul fará consulta pública para definir onde será instalado o Parque de Proteção Animal

Para participar é preciso ser residente em Caxias do Sul e preencher cadastro de identificação

Celso Sgorla

Desde outubro de 2016, a prefeitura acolhe em um canil em torno de 500 cães

publicidade

Caxias do Sul irá realizar, de 28 a 31 de março, por meio do site da prefeitura, uma consulta pública para definir onde será instalado o Parque de Proteção Animal. Na página principal do site haverá um link que fará o encaminhamento para a consulta.

Para participar, é preciso ser residente em Caxias do Sul e preencher um cadastro para identificação. Na sequência, o participante deverá responder seis questões relacionadas ao projeto e, por fim, haverá material descritivo sobre as três áreas definidas como as adequadas dentre 12 que foram vistoriadas.

Com base no descritivo e nas respostas anteriores, o participante deverá opinar sobre qual das três áreas apresentadas entenda ser a mais indicada. As três áreas consideradas adequadas para instalar o parque estão nas localidades de São Victor e Corona, São Virgílio da 2ª Légua e São Victor Cohab.

A consulta pública possibilitará à prefeitura maior segurança para consolidar a lei que instituiu, em Caxias do Sul, o Código Municipal de Proteção aos Animais. Dentre as várias medidas, a lei determina a criação do Centro de Bem-Estar Animal, que terá a finalidade de alojar, até a sua lotação, os animais recolhidos pelo Poder Público Municipal. Desde outubro de 2016, a prefeitura acolhe em um canil, na localidade de São Virgílio da 6ª Légua, em torno de 500 cães.

Por determinação judicial, a prefeitura deveria investir na ampliação e em melhorias do Canil Municipal. Porém, estas medidas são de difícil execução no local pelo fato de parte do terreno ser alagadiço e a área atualmente estar inserida em perímetro urbano, o que é desaconselhável para um canil. Ainda existe a inviabilidade de realocar os animais para a realização das obras, além do que seriam submetidos a estresse.

Diante deste cenário, a atual administração decidiu investir em uma nova localidade para a instalação do Parque de Proteção Animal e não somente em um canil.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895