Caxias do Sul implanta Política de Atenção à Saúde do Indígena

Caxias do Sul implanta Política de Atenção à Saúde do Indígena

A inciativa tem o apoio do governo do Estado

Celso Sgorla

Diretores da Secretaria da Saúde já se reuniram com representantes da Sesai para debater o assunto

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul está trabalhando na implantação da Política de Atenção à Saúde do Indígena. Diretores da pasta já se reuniram com representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, para tratar da assistência aos indígenas de uma aldeia alocada pelo governo federal na região do bairro de Forqueta, próximo ao limite com Farroupilha.

A iniciativa envolve assistência de saúde completa, incluindo atendimento médico e odontológico e a atualização do calendário vacinal. Também está sendo confeccionado o Cartão SUS para todos do grupo. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Forqueta será a referência. A implantação da Política de Atenção à Saúde Indígena tem apoio do governo do Estado. “Garantir o direito à assistência em saúde é uma das atribuições e um dos compromissos do município. As diferentes diretorias da Secretaria da Saúde estão envolvidas para proporcionar os atendimentos, conforme as competências de cada área, para ajudar a proporcionar mais qualidade de vida a esses índios que merecem zelo e atenção”, explica a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Segundo a enfermeira do Sesai - polo base Porto Alegre, Carmen Rosa da Costa Soares, a aldeia é formada por 42 indígenas, entre adultos e crianças, que fazem parte de 11 famílias. O Sesai é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no Sistema Único de Saúde, realiza a articulação entre os indígenas e os municípios e encaminha as demandas de Atenção Primária em Saúde.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895