Caxias do Sul inicia as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no RS

Caxias do Sul inicia as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no RS

Evento é marcado pelo lançamento do selo comemorativo e pela assinatura do decreto que institui a comissão executiva da celebração

Correio do Povo

Prefeito Adiló Didomenico assinou o decreto que institui a comissão executiva oficial das comemorações em Caxias do Sul

publicidade

Em ato no Monumento Nacional ao Imigrante, que nesta quarta-feira completa 70 anos, o prefeito Adiló Didomenico assinou o decreto que institui a comissão executiva oficial das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no RS. Além disso, também foi lançado o selo comemorativo, chancela que valida as ações que celebrarão as festividades no município.

Cerca de 40 entidades, empresas e pessoas integram a comissão oficial que organizará as celebrações do sesquicentenário da imigração italiana e se compromete em proporcionar uma programação repleta de referências e significados históricos, culturais e emocionais.

Sob a presidência da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a comissão é composta pela Prefeitura, Secretaria Municipal da Cultura, Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), Comitato Degli Italiani All’estero e Associação Piccola Itália de Caxias do Sul.

“Que seja um grande momento para Caxias do Sul. O Monumento Nacional ao Imigrante, o nosso cartão de visitas, comemora 70 anos, Com isso, digo que nos alegra muito também o fato do monumento estar reaberto, e assim vai permanecer pós Festa da Uva. Esperamos receber com muito carinho uma programação latente durante essas comemorações”, ressalta a secretária Municipal da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto.

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, manifestou a certeza de que muitas pessoas se engajarão na “nobre causa de reverenciar a saga de um povo que desafiou tudo e veio para cá e construiu esta metrópole que hoje é a segunda cidade do Rio Grande do Sul, que é um exemplo de perseverança, de luta e de acolhimento, de construção coletiva de tantos povos que vieram para cá.”

“O casal em bronze é o símbolo do pioneirismo, da força, do trabalho, da família e da fé. Nós somos herdeiros de uma história, e a história é a mestra da vida. Precisamos olhar para a história, aprender com ela, analisar o passado, honrarmos ele. A nossa celebração é de honraria a todos os que nos precederam e vislumbraram um futuro”, completa o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech.

No evento, o Quinteto de Metais mais Percussão da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul tocou o Hino Nacional Brasileiro e também o Hino da Itália. No final, todos se dirigiram até a escadaria para uma foto como releitura da fotografia de 1954, na inauguração do Monumento Nacional ao Imigrante. Inaugurada durante a Festa da Uva, a construção, que levou cinco anos para ser finalizada, homenageia os imigrantes das mais diversas etnias que contribuíram, e ainda contribuem para a construção e desenvolvimento tanto de Caxias do Sul, quanto do próprio Brasil.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895