Caxias do Sul intensifica busca ativa de pessoas com hepatite

Caxias do Sul intensifica busca ativa de pessoas com hepatite

Objetivo é atingir a cura e a prevenção de complicações da doença não tratada por aqueles que deixaram de realizar o acompanhamento e tratamento

Celso Sgorla

O Ambulatório de Hepatites Virais do Serviço Municipal de Infectologia atende a pacientes de 48 municípios da 5ª CRS

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, por meio da equipe do Serviço Municipal de Infectologia, está intensificando a busca ativa de usuários diagnosticados com hepatites B ou C que deixaram de realizar o acompanhamento e tratamento. O objetivo é atingir a cura e a prevenção de complicações da doença não tratada, como cirrose e câncer de fígado.

O Ambulatório de Hepatites Virais do Serviço Municipal de Infectologia, que funciona junto ao Centro Especializado de Saúde (CES), atende a pacientes de 48 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS). Destes, 15% com diagnóstico de hepatite C e 25% dos com hepatite B estão classificados como abandono de acompanhamento e tratamento. O trabalho da busca ativa é contatar todos esses pacientes e encaminhar a retomada do atendimento, quando necessário.

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, lembrado nesta quinta-feira, serve para promover a conscientização da população sobre formas de promoção e prevenção da doença.

Além da busca ativa realizada pelo Serviço Municipal de Infectologia, da oferta de testes rápidos e de todo o tratamento, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam ações em salas de espera, prestando orientações sobre a doença e sobre os recursos disponíveis via SUS.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895