Caxias do Sul investe no cicloturismo

Caxias do Sul investe no cicloturismo

A análise dos roteiros terá início na próxima semana e conclusão prevista entre junho e agosto deste ano

Celso Sgorla

Será produzido um Guia de Navegação, com textos e layouts, para orientar os ciclistas

publicidade

A Prefeitura de Caxias do Sul investirá na implementação de três rotas de cicloturismo autoguiado. Os roteiros propostos terão saída da Praça Dante Alighieri em direção ao Ecoparque, com 20 km; da Praça Dante Alighieri em direção à 3ª Légua, passando por Forqueta e Loreto, com 50 km; da Praça Dante Alighieri em direção à Ana Rech, Fazenda Souza e Caravaggio da 6ª Légua, com 53 km.

A Secretaria do Trânsito, Transporte e Mobilidade será a responsável pelo custeio de R$ 17.300 para a elaboração dos três roteiros pela Nomas, empresa especializada na área e com vários projetos em andamento e concluídos no Rio Grande do Sul. O contrato foi feito com dispensa de licitação, no limite estabelecido pela legislação. Após conclusão desta etapa, caberá à pasta investir na colocação da estrutura e sinalização dos roteiros.

As atividades de análise dos roteiros terão início na próxima semana e conclusão prevista entre junho e agosto deste ano. Os roteiros contemplarão interesses culturais e ambientais urbanos e rurais, principalmente daqueles já caracterizados como turísticos. Além do mapeamento técnico, será produzido um Guia de Navegação, com textos e layouts para orientar os ciclistas.

O secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Alfonso Willembring Júnior, destacou que, desde 2020, tem conversado com entidades representativas do ciclismo para encontrar soluções que ampliem o uso do modal na cidade. Registrou que, em março, será conhecida a empresa que irá elaborar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, no qual o ciclismo terá participação essencial.

Gabriel Citton, secretário municipal de Esportes e Lazer, comentou que a iniciativa permitirá mostrar que o ciclismo tem espaço no lazer, no esporte, no turismo e na rotina diária do cidadão e sinalizou que os roteiros facilitarão ações já desenvolvidas pelo Pedal Caxias. “Teremos a oportunidade de construir iniciativas conjuntas com a União dos Ciclistas Caxienses, que esteve à frente deste movimento.”

O prefeito Adiló Didomenico recordou que rotas para o ciclismo são reivindicação antiga dos adeptos desta prática. Também convocou os motoristas para que se preocupem e sejam mais cuidadosos com a segurança dos ciclistas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895