Caxias do Sul termina a execução de rampas de acesso em pontos estratégicos do município

Caxias do Sul termina a execução de rampas de acesso em pontos estratégicos do município

Calçadas no centro e na frente de Unidades Básicas de Saúde e escolas municipais receberam as obras

Celso Sgorla

Rampas de acesso as calçadas irá facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida

publicidade

A prefeitura de Caxias do Sul concluiu a execução de 1.506 rampas em pontos estratégicos do município, como em frente à Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas municipais e ao longo de todo o perímetro central da cidade. Com as obras, o Executivo Municipal oferece aos cidadãos caxienses com deficiência ou com mobilidade reduzida o direito à mobilidade.

Com o valor orçado em R$ 1.531.625,00, as obras custaram RS 1.465.392,41, sendo devolvido, assim, R$ 66.232,59 aos cofres municipais. Conforme o Código do Posturas do Município, a obrigatoriedade de fazer rampas de acesso para pessoas com deficiência, em ambos os lados da rua recai sobre proprietários de terrenos de esquina.

"É um começo, não conseguimos abranger toda a cidade, mas esperamos que a sociedade perceba a importância de fomentar a acessibilidade. O poder público está empenhado em promover melhorias na cidade, mas ações como essa também precisam ser executadas pela iniciativa privada, principalmente, no setor de serviços à população. As pessoas com deficiência têm, por lei, garantido o direito de usar a cidade, isso implica em ir e vir de forma autônoma e sem obstrução", explica Lucélia Amaral Gomes, assistente social responsável pela Coordenadoria de Acessibilidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895