Caxias registra 203 focos da dengue no ano

Caxias registra 203 focos da dengue no ano

No terceiro mês do ano, Caxias já registra quase 50 focos em um único bairro

Celso Sgorla

Os agentes de combate às endemias realizam o monitoramento periódico em 225 pontos estratégicos do município

publicidade

A Vigilância Ambiental em Saúde de Caxias do Sul, alerta que o município chegou a 203 focos do mosquito transmissor da dengue em 2022, ou seja, 97% do total do número de focos atingido no ano anterior, que foram 209.

Com o crescimento excessivo de focos desde o início do ano, a Vigilância segue realizando ações de conscientização nos cinco bairros com maior número de focos. No bairro Nossa Senhora de Lourdes a ação será nesta sexta-feira. “Pedimos para a população que mude seu comportamento, adotando as medidas de prevenção em seu domicílio: guardando vidros longe da chuva, descartando pneus da forma correta, tampando caixas d'água. Essas são algumas atitudes simples que fazem uma grande diferença contra o mosquito”, alerta Sandra Tonet, diretora técnica da Vigilância Ambiental em Saúde.

Apenas no terceiro mês do ano, Caxias registra quase 50 focos em um único bairro. Por este motivo, a Vigilância Ambiental pede que a população cuide de qualquer local em que possa acumular água parada e que denuncie para o Alô Caxias (156) qualquer suspeita de local com Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e febre amarela.

Enquanto isso, os agentes de combate às endemias realizam o monitoramento periódico em 225 pontos estratégicos, como ferros velhos, depósitos de carros, floriculturas e cemitérios. São locais em que há grande probabilidade de surgirem criadouros do mosquito, além das fiscalizações e orientações realizadas nas residências da comunidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895