Cemitério de Uruguaiana reúne 18 mil pessoas no Dia de Finados

Cemitério de Uruguaiana reúne 18 mil pessoas no Dia de Finados

A estimativa é de que até o domingo o número atinja 30 mil visitantes

Fred Marcovici

publicidade

O clima ameno desta sexta-feira contribuiu para que o movimento no Cemitério Municipal Senhora Sant’Ana de Uruguaiana fosse intenso durante todo o dia. Segundo a administração, pelo menos 18 mil pessoas passaram pelo local nesta sexta-feira. A estimativa é de que até o domingo o número atinja 30 mil visitantes. Muitas flores, missa campal, lembranças e manutenções de túmulos e jazigos marcaram o Dia de Finados. Na entrada principal houve arrecadação de donativos e orientação do serviço de controle a endemias para a utilização de areia no lugar de terra em vasos de plantas.

O Conselho Tutelar e Ronda Ostensiva Municipal Urbana monitoraram a presença de menores que usualmente atuam em grande número como flanelinhas guardando vagas. O túmulo vermelho da centenária benzedeira Tia Galdina, juntamente com o jazigo coletivo das 12 crianças mortas em incêndio no distante 20 de junho de 2000, foram aqueles que mais receberam preces, ornamentos e, no grupo da creche havia balas, brinquedos e lembrancinhas.

Alguns familiares queixaram-se de furtos de metais dos túmulos. Em um deles a imagem de Nossa Senhora foi arrancada. Já no jazigo da família do Embaixador João Baptista Lusardo foi levado parte do bronze da obra Pietá e ainda uma imagem de tamanho grande de Jesus Cristo também em bronze, queixa-se a neta Luciana Lusardo. Tudo para ser vendido em sucatas ou, eventualmente, para colecionadores, visto parte das esculturas ter valor artístico e histórico.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895