Cemitérios de Porto Alegre recebem visitantes para homenagens antes do dia de Finados

Cemitérios de Porto Alegre recebem visitantes para homenagens antes do dia de Finados

Locais preparam melhorias e limpeza para celebrar data que relembra entes queridos falecidos

Felipe Faleiro

Cemitério da Santa Casa é local de visitação também dos mausoléus de personalidades, como Teixeirinha

publicidade

O dia de Finados está chegando, e mesmo antes da quinta-feira, esta segunda é dia de movimentação de visitantes nos cemitérios de Porto Alegre. Apesar da chuva fraca, houve quem aproveitasse o fluxo mais baixo de pessoas para limpar jazigos ou mesmo homenagear conhecidos e entes queridos. No Cemitério da Santa Casa, o trabalho está na reta final para receber pessoas que buscam visitar amigos ou outras pessoas, ou ainda conferir o local de sepultamento de personalidades como Júlio de Castilhos, Pinheiro Machado e o músico Teixeirinha, o mais visitado entre todos.

“Nossa expectativa é a melhor possível. E neste ano, estamos contando com a colaboração do clima. Além da programação ecumênica tradicional, temos também uma ação solidária, com arrecadação de alimentos não-perecíveis, materiais de limpeza e higiene”, afirmou o coordenador administrativo do cemitério, Severo Pereira. De acordo com ele, o local terá ainda diversas atrações, a exemplo de um quadro de homenagens. “Contamos com a presença de todos”, salientou ele.

No local, o casal Carlos Henrique da Silva Oliveira e Lucila Oliveira, ambos do bairro São José, estavam arrumando jazigos de parentes para o dia especial de visitações. “É uma boa tarefa, realizada com amor. Todos os anos fazemos isto”, comentou Carlos. O Cemitério Ecumênico João XXIII também está organizando ações para o feriado, como celebrações religiosas, apresentações musicais e um novo painel, criado pelo artista plástico Tiago Berao próximo a entrada principal do cemitério.

“Ele está em processo de finalização e será inaugurado no dia 2, justamente para marcar a data e permanecer como uma recordação. A ideia é que ele tenha vários desenhos que simbolizam a passagem do tempo”, disse o funcionário do setor de Acolhimento ao Público do João XXIII, Luciano Schorn. Outra ação será um pequeno museu temporário, formado por objetos antigos, no interior da Capela 9, que está em reformas. 

“Este dia aqui é dia útil para nós”, comentou Schorn. As amigas Luciana Soares da Silva, encarregada de serviços gerais, e Lúcia Maria Specht, aposentada, levaram inclusive itens de limpeza para cuidar dos jazigos de amigas. “É um ritual muito importante para nós. No dia de Finados, voltaremos aqui. Sem dúvida, gostamos sempre de homenagear quem amamos”, afirmou Lúcia.

Em três cemitérios públicos da Capital, melhorias estão sendo realizadas para o dia de Finados, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Nos bairros Tristeza e Belém Velho, a Prefeitura investiu R$ 400 mil em recursos próprios, renovando 145 metros lineares de muros, além de instalar refletores para iluminação, escadas, telhados, pisos, portas e alarmes, estes últimos em parceria com a Guarda Municipal. Já no Cemitério São João, também público, estão previstas a manutenção das fachadas, banheiros, salas de almoxarifado, recepção e guichê. As alterações estão na fase de projeto.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895