Centenário de Jayme Caetano Braun é marcado por reinauguração de estátua em Porto Alegre

Centenário de Jayme Caetano Braun é marcado por reinauguração de estátua em Porto Alegre

Estrutura retornou ao Parque Harmonia nesta terça com cerimônia com presença de familiares, amigos e autoridades

Felipe Faleiro

Estátua em homenagem a Jayme Caetano Braun foi inaugurada no Parque Harmonia.

publicidade

Jayme Caetano Braun, um dos maiores poetas e pajadores do Brasil, e influente em todo o Mercosul, foi homenageado nesta terça-feira, em pleno centenário de seu nascimento, com a reinauguração de sua estátua no Parque Harmonia, em Porto Alegre, em uma cerimônia com a presença de diversas autoridades, entre eles, a viúva Aurora Ramos Braun, a Bréa, e a sobrinha Adriana Braun. Também estiveram presentes o prefeito Sebastião Melo, o escultor responsável pela obra, Vinicius Ribeiro, além de representantes da GAM3 Parks, gestora do parque, CTGs e associações tradicionalistas.

Além da estátua, de dois metros de altura, 950 quilos e feita em concreto armado, foram instalados sete bancos de concreto liso ao redor. Originalmente, a estrutura esteve presente no parque desde 2006, porém havia sido retirada para a revitalização, e instalada em um local nobre, junto ao chamado Pórtico Missões, na entrada principal na avenida Edvaldo Pereira Paiva, de onde poderá ser visitada pelo público sem custo. “Eu tinha uma expectativa muito boa desta reinauguração. Viver com o Jayme foi a melhor fase da minha vida. Meus parabéns a quem teve a ideia”, afirmou Aurora, que foi esposa do “El Payador” por 11 anos.

O CTG Tiarayú, do bairro Jardim Itú, em Porto Alegre, também apresentou parte da coreografia que executou no Enart neste ano, em Santa Cruz do Sul. “Falar em Jayme Caetano Braun é falar genuinamente da identidade do povo gaúcho, deste homem desbravador, cuja obra é tão viva, não apenas no Rio Grande, mas no mundo. Se algum turista chegar aqui e não souber da nossa cultura, liste a página de um verso de Jayme que isto identifica um pouco do que somos. Sua obra é eterna”, afirmou a presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Liliana Cardoso.

Também esteve presente o ex-vereador Elói Guimarães, autor da lei que permitiu a instalação do monumento no parque, que ressaltou a importância da manutenção da homenagem. Para a diretora administrativa da GAM3 Parks, Carla Deboni, um dos propósitos do novo Parque da Orla, que integra a estrutura do Harmonia, é valorizar os aspectos culturais do povo gaúcho, bem como o local de instalação representa um orgulho ainda maior.

“A recuperação da estátua e colocação em seu local adequado foi um de nossos grandes objetivos. Vamos ter um Acampamento Farroupilha diferente de novo neste ano, com mais instalações para a população aproveitar e cada vez mais trazendo a educação e o entretenimento”, comentou ela. Melo, por sua vez, disse ter conhecido Jayme e revelou ser fã de sua obra.

Não nascerá outro Jayme Caetano Braun, dada sua qualidade. Tenho certeza que este santuário será visitado todos os dias, porque povo que não tem passado é povo que não tem futuro”, pontuou o prefeito. O acampamento, feito todos os anos no Parque Harmonia, terá uma programação especial neste ano em homenagem ao poeta nascido em São Luiz Gonzaga, nas Missões, em 30 de janeiro de 1924, e um decreto estadual assinado pelo governador Eduardo Leite institui 2024 como ano de homenagens ao artista.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895