Centrais sindicais realizam atos festivos e de reivindicação neste Dia do Trabalhador

Centrais sindicais realizam atos festivos e de reivindicação neste Dia do Trabalhador

Estão previstas mobilizações em Porto Alegre e em cidades do Centro, Norte, Noroeste, Sul, Serra e litoral Norte gaúcho

Kyane Sutelo

publicidade

O Dia do Trabalhador será marcado por manifestações de centrais sindicais em todo o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, A Central Única dos Trabalhadores no Estado (CUT-RS) e centrais sindicais organizam ato unificado das 14h às 18h, na Praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, na região Central da Capital. Estão previstos shows e outras atrações culturais. A organização espera mais de 5 mil pessoas participando.

“Vai ser uma atividade bastante festiva, porque nesse 1º de Maio, depois de 6 anos de retirada de direitos e um governo obscurantista nós queremos celebrar também a vida, a luta, a resistência, e afirmar as nossas pautas de reivindicações”, disse o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci. 

Na programação, estão previstos shows do grupo de mulheres que canta sertanejo Femenejas, do rapper Dekilograma, da banda de rock Alquimia Voodoo, do grupo de samba do Areal do Futuro e da banda do Sindicato dos Músicos do RS. Também haverá apresentação de uma esquete teatral dos Artistas pela Democracia.

Reinvindicações

A data será também de manifestação por pautas que a organização considera essenciais aos trabalhadores. Aqui no Estado, Cenci afirma que tem duas pautas específicas que ganharão espaço. Uma delas é a luta contra políticas de privatização, com foco em casos como o da Corsan e do Dmae e a outra é a reivindicação de ajuste no piso Regional de 15,42%. “É para repor o valor histórico do piso. E, ainda assim, vai ficar abaixo do piso de Santa Catarina do Paraná”, afirmou o presidente da CUT-RS.

Como pautas que afetam os trabalhadores de todo o país, Cenci citou a redução da taxa básica de juros, que atualmente é de 13,75%, como um dos focos do ato de 1º de maio, visto que nos dias que seguem o feriado, está prevista reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. “Retira do capital produtivo e tira dos direitos dos trabalhadores e do orçamento da União recursos que poderiam ser muito utilizados no comércio, nas políticas públicas”, avaliou o representante da entidade sindical. Também haverá manifestação contra o chamado Novo Ensino Médio e em favor da garantia de trabalho decente.

Pelo RS

A Região Central do Estado também terá mobilização no Dia do Trabalhador. Em Santa Maria, está previsto um ato cultural a partir das 10h, no bairro Km3, na Ocupação Estação dos Ventos. Em Passo Fundo, na região Norte, a partir das 14h, será realizada mateada e ato cultural no Parque da Gare, na região central da cidade. No Noroeste, em Três Passos, às 14h, haverá um passeio ciclístico seguido de show musical no Parque do Lago Frei Ivo.

No litoral Norte, o ato será em Tramandaí, na Praça da Tainha, a partir das 15h. Na Serra, será realizado, em Caxias do Sul, almoço comemorativo no salão da Igreja dos Capuchinhos, às 12h. Na região Sul, Pelotas terá o Festival Sofá na Rua, na José do Patrocínio esquina com a Conde Porto Alegre, a partir das 13h. Já em Rio Grande, às 15h, começa o Ato cultural e mateada no Multipalco Bebeco Garcia.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895