Central Hidrelétrica Tio Hugo terá capacidade para atender mais de 25 mil famílias no RS

Central Hidrelétrica Tio Hugo terá capacidade para atender mais de 25 mil famílias no RS

Empreendimento da Coprel foi concebido com potência instalada de 10,1 MW

Correio do Povo

publicidade

A Central Hidrelétrica Tio Hugo, empreendimento da empresa Coprel, está em processo de construção no Rio Jacuí e terá uma potência instalada de 10,1 MW, energia limpa e renovável e com capacidade para atender mais de 25 mil famílias. A obra fica entre o município citado anteriormente e Ibirapuitã. 

As obras iniciaram em setembro de 2021 e devem ser concluídas nos próximos meses. As estruturas civis da usina, que compreendem a casa de máquinas e barramento foram finalizadas. Atualmente, a obra encontra-se na fase final de montagem dos equipamentos eletromecânicos na casa de máquinas, como a turbina e geradores, além dos componentes elétricos, como painéis e suas interligações, e subestação elevadora.

A obra também segue no canal de adução, onde estão sendo instaladas as lonas PAD. Quando finalizada, será enviada uma solicitação para o enchimento do reservatório junto à FEPAM (órgão ambiental fiscalizador). A expectativa é que o enchimento do lago ocorra na primeira metade de junho e leve de 4 a 5 dias para ficar completamente cheio.

Quando ocorrer o enchimento do reservatório, será montada uma estrutura de monitoramento ambiental e técnico-civil, para verificação das estruturas, análise de água, entre outros.

Após o enchimento do lago, serão feitos testes de comissionamento do canal de adução. Estando tudo pronto, o canal será enchido de forma definitiva e liberado para o enchimento do túnel principal. Ficando assim, o circuito hidráulico pronto para o início dos testes nas turbinas e geradores. O último teste feito antes de colocar a usina em operação será o teste com cargas, que deve ocorrer em agosto, em virtude da finalização da obra da Subestação de seccionamento Tio Hugo da Coprel, que receberá a energia injetada pela PCH.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895