Centro Covid de Pelotas deixa de atender crianças a partir desta quarta-feira

Centro Covid de Pelotas deixa de atender crianças a partir desta quarta-feira

Em casos de urgência e emergência, crianças serão atendidas no Pronto Socorro da cidade

Angélica Silveira

publicidade

A partir desta quarta-feira, crianças que eram encaminhadas no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid), na avenida Bento Gonçalves, em casos de urgência e emergência passam a ser atendidas diretamente no Pronto Socorro de Pelotas. A medida também vale para aquelas que apresentarem sintomas gripais de níveis graves a moderados.

Com isto, o Centro Covid passará a atender apenas pacientes adultos, com sintomas como tosse, dor de garganta, febre há mais de 48 horas, oximetria abaixo de 93%, esforço respiratório, cianose (cor azulada ou acinzentada na pele, unhas, lábios ou ao redor dos olhos).

“A decisão foi porque a área de pediatria não tem grande incidência de contaminação de Covid-19 e também existe todo um esforço da pediatria para o Centro Covid, enquanto o Pronto Socorro também necessita de pediatras e tem como atender estas crianças no próprio local com todas as medidas de segurança necessárias”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Roberta Paganini.

O Pronto Socorro funciona por 24 horas todos os dias e atende casos de urgência e emergência com risco de vida. Os adultos e crianças que necessitem de consultas de rotina devem procurar as unidades básicas de saúde, com exceção das chamadas sentinelas – que são a UBS CSU Cruzeiro, Pam Fragata e Salgado Filho – que devem ser  procuradas por pessoas com sintomas gripais leves.

Já casos graves, que não situações de urgência e emergência e nem sintomas gripais, as crianças e adultos devem procurar ou a UBAI Navegantes, de segunda à sexta, das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 18h, ou a UPA Areal que funciona 24 horas por dia.

Dose de reforço para pessoas com 50 anos ou mais

Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Pelotas começou a aplicar dose de reforço em pessoas com 50 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose há pelo menos cinco meses. Além deste grupo também estão recebendo a dose de reforço imunossuprimidos com a segunda dose ou a dose única há pelo menos 28 dias. A vacina utilizada é a da Pfizer. 

Aqueles que procuram a primeira, segunda ou terceira dose tem várias opções de locais para realizar a imunização contra o coronavírus. São eles: as UBS’s de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h, com exceção das UBS’s Sentinela. Nas UBS’s Fraget, Lindóia e Porto o horário é das 8h30min às 15h, no Laboratório Municipal das 13h30min às 17h, no Shopping Pelotas, das 17h às 21h e, aos sábados, no Colégio Pedro Osório, das 10h às 15h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895