Centro de Controle de Operações inicia atividades em Canoas para qualificação da iluminação pública

Centro de Controle de Operações inicia atividades em Canoas para qualificação da iluminação pública

IP Canoas Concessionária Iluminação Pública S.A. entra em operação para agilizar a manutenção e substituição de lâmpadas em mais de 30 mil pontos da cidade

Fernanda Bassôa

O grande diferencial da PPP é o sistema de telegestão, que possibilita o monitoramento de toda a cidade através do Centro de Controle de Operações

publicidade

Inaugurado oficialmente em Canoas, o Centro de Controle de Operações, sob responsabilidade da IP Canoas Concessionária Iluminação Pública S.A., entrou oficialmente em operação na terça-feira para agilizar a manutenção e substituição de lâmpadas em mais de 30 mil pontos da cidade e auxiliar a Administração a reduzir em mais de 60% os gastos com a iluminação pública, bem como qualificar e iluminar ainda mais os espaços públicos do Município. Esses são apenas alguns dos benefícios que a população vai ter com a Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, cujo contrato foi assinado em setembro do ano passado, mas que a ordem de início dos serviços foi assinada pelo prefeito em exercício Nedy Marques nesta semana.

Com isso inicia imediatamente a substituição de mais de 30 mil lâmpadas por tecnologia de LED. Os moradores poderão fazer os pedidos de forma online pelo site. A IP Canoas Concessionária terá um prazo de 48h para atender à demanda da população. A ideia da PPP é tornar o Município mais acolhedor, inteligente, seguro, sustentável, garantindo maior desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população.

“Depois de uma longa caminhada para estruturar este projeto, estamos tirando do papel a PPP da Iluminação, que vai revolucionar a iluminação na cidade, permitindo que todo o sistema seja ampliado e modernizado com 100% das luminárias LED. Uma cidade mais iluminada contribui com a segurança pública, valoriza os espaços públicos, favorece o desenvolvimento econômico e proporciona mais bem-estar à população”, ressalta o prefeito em exercício.

A PPP vai proporcionar, também, a redução dos custos de operação e manutenção do parque de iluminação e a diminuição do impacto ambiental e dos níveis de criminalidade na cidade. O início da operação da PPP também deve alavancar o desenvolvimento econômico e de oferta de serviços no horário noturno. O projeto, agora em desenvolvimento, propõe tornar Canoas uma cidade mais inteligente, beneficiando todas as áreas, incluindo segurança, mobilidade, transporte, economia e a capacidade de comunicação.

“O grande diferencial desta PPP é o sistema de telegestão em 100% dos pontos de iluminação pública, possibilitando o monitoramento de toda a cidade através do Centro de Controle de Operações”, salienta a diretora de operações da IP Concessionária, Daniela Cordeiro. A ferramenta possibilita maior celeridade e qualidade nos serviços prestados aos canoenses, organizando e agilizando a resolução dos problemas de iluminação, como a troca de lâmpadas queimadas.

A concessão é de 24 anos e o valor total do contrato é de R$ 137.320.993,85. Serão desenvolvidos e implantados projetos de iluminação cênica (com efeito artístico) em prédios históricos, pontos turísticos, praças e parques. A IP Canoas Concessionária é composta pelas empresas Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, STE Serviços Técnicos de Engenharia S.A., GCE S.A., RH Engenharia Ltda., SEVEN Engenharia e Consultoria Elétrica Ltda., Empresa Man e Operação de Energia Elétrica Gaúcha Ltda. e Expresso Charqueadas Transportes Ltda.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895