Centro de eventos é transformado em enfermaria Covid-19 em Chapecó

Centro de eventos é transformado em enfermaria Covid-19 em Chapecó

Município registra 4.639 casos ativos

Agostinho Piovesan

Leitos de enfermaria foram montados no Centro de Eventos de Eventos Plínio Arlindo de Nes

publicidade

A Administração Municipal de Chapecó informou que a enfermaria com 40 leitos montada no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes está recebendo pacientes desde esta quinta-feira. No local poderão ser instalados 70 leitos para atendimento médico de pessoas afetadas pelo Covid-19.

Segundo o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, o espaço foi montado para desafogar o movimento nos Ambulatórios de Campanha, localizados no Ginásio Ivo Silveira e no bairro Efapi, e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os leitos disponíveis são para que os pacientes fiquem em observação.

Rodrigues disse que Chapecó já está recebendo médicos e enfermeiros do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais que foram encaminhados pelo governo federal para auxiliar o atendimento da população.
O prefeito disse, ainda, que toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está mobilizada para que não falte atendimento. “Agora a ordem é só uma, ninguém pode morrer, ninguém pode ficar sem assistência”, afirmou o prefeito. O chefe do Poder Executivo anunciou que empresários do município se mobilizaram e arrecadaram R$ 300 mil, recursos que serão destinados para pagamento de aluguel e compra de equipamentos na área da saúde. “Não temos estrutura de equipamentos em padrão UTI, mas de enfermaria nós possuímos e vamos atender da melhor maneira possível as pessoas infectadas”, observa.

Rodrigues lembra que o Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, que promoveu os maiores espetáculos da cidade, grandes shows, grandes apresentações, é agora o palco que serve para acomodar as pessoas, para ter mais conforto na hora de buscar o atendimento médico. “Além disso, destacamos que dez novos respiradores chegaram no município, sendo que destes, sete irão para o Hospital Regional do Oeste (HRO) e três para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Presidente Médici.

Número de casos ativos aumenta

Chapecó chegou, na quinta-feira, a 4.639 casos ativos de Covid-19, conforme Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Novo boletim deve ser divulgado na tarde desta sexta-feira. São 269 pacientes com Covid-19 internados no município. Do total, 88 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 58 no Hospital Regional do Oeste (HRO) e 30 na Unimed. Em enfermaria são 127 internados, 63 estão no HRO e 64 na Unimed. Já em outros setores de atendimento são 54 internados, 36 na rede pública e 18 na Unimed. A cidade registra 223 mortes pelo Covid-19.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895