Centro de lazer para crianças com câncer altera rotina devido a pandemia em Santa Maria

Centro de lazer para crianças com câncer altera rotina devido a pandemia em Santa Maria

A biblioteca não está funcionando e ocorreu uma redução do número de pacientes que usam o local

Renato Oliveira

publicidade

O Centro de Convivência Turma do Ique, que funciona ao lado do Hospital Universitário de Santa Maria e, que tem como foco proporcionar momentos de lazer aos menores que fazem tratamento para o câncer em decorrência da pandemia do coronavírus, também mudou a sua rotina. Segundo o administrador Gusmão Nunes de Brito, a biblioteca não está funcionando e ocorreu uma redução do número de pacientes que usam o local. “Estamos recebendo uma média de 15 crianças que recebem café da manhã e almoço e permanecem no recinto o menor tempo possível”, lembra o administrador. “No local existe uma divisória que separa funcionários e as crianças. A maioria dos que frequentam, agora, o Centro de Convivência são de outros municípios e, que precisam fazer quimioterapia no Universitário”, acrescenta Gusmão.

O atendimento no Hospital que é referência para o tratamento para a doença em crianças só ocorre para os que precisam fazer tratamento controlado. Resultados dos exames estão sendo realizados por e-mail. A Turma do Ique é um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que oferece apoio a crianças em tratamento, no Centro de Atendimento à Criança e Adolescente com Câncer (CTCriaC), e a seus familiares.

O Centro que, antes era frequentado por cerca de 30 crianças diariamente, agora, comparecem ao local quinze. Como a Biblioteca está fechada, os menores são liberados para levar o livro que interessa para casa depois de realizar um cadastro. O Centro funciona de segunda à sexta feira até ás 18h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895