Centro de saúde para tratamento de câncer em mulher é lançado em Porto Alegre

Centro de saúde para tratamento de câncer em mulher é lançado em Porto Alegre

OC Mulher é um programa inovador do grupo Oncoclínicas

Paula Maia

Segundo dados do nosso Ministério da Saúde no Brasil, são esperados mais de 700 mil novos casos de câncer todos os anos no país

publicidade

Foi lançado nesta segunda-feira o OC Mulher, um programa inovador de atenção à saúde para pacientes oncológicas. O projeto, liderado pelo grupo Oncoclínicas, teve seu evento inaugural no Instituto Caldeira, onde a médica atleta Karina Oliani apresentou a palestra "Qual é o seu Everest?".

O centro inclui duas estruturas, uma focada em câncer de mama e outra em tumores em geral, com o objetivo de fornecer cuidados abrangentes. O projeto envolve mais de 5 mil médicos e colaboradores, distribuídos em 133 clínicas em 35 cidades do Brasil, visando aprimorar a capacitação profissional para prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento.

Segundo dados do nosso Ministério da Saúde no Brasil, são esperados mais de 700 mil novos casos de câncer todos os anos no país. Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte por doença. Até 2030, o câncer deve ser a principal causa de morte por doença no Brasil.

Durante o evento, Carlos Barrios, oncologista e líder da Oncoclínicas, destacou a necessidade de abordar várias facetas do câncer, especialmente o câncer feminino, através de estratégias direcionadas.

“O aumento na incidência do câncer, principalmente no câncer feminino, não é um fenômeno que não tem a solução. Temos que ver isso como algo que a gente tem coisas a fazer para evitar que aconteça. Nós temos que reconhecer disparidades, temos que reconhecer iniquidades. Não vamos resolver tudo, mas, certamente, tentar começar a fazer estratégias dirigidas nesse sentido é absolutamente fundamental”, declarou.

Na palestra, Karina Oliani utilizou sua experiência na escalada do Monte Everest em 2013 para destacar como as adversidades podem ser enfrentadas, fazendo analogias com o empoderamento feminino e decisões difíceis.

“Eu peguei uma das expedições que foram mais marcantes na minha vida, em vários sentidos. Eu fiz uma analogia com que essas mulheres. Quando você vai escalar uma montanha você sofre bastante, você abre mão de muita coisa. Então, a montanha faz uma analogia muito poderosa com a vida”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895