Cerca 300 pessoas seguem fora de suas casas na região sul do RS

Cerca 300 pessoas seguem fora de suas casas na região sul do RS

Defesa Civil alerta para novas chuvas nesta semana

Correio do Povo

publicidade

Em torno de 300 pessoas seguem fora de suas casas em cinco municípios da região sul, em função das chuvas da última semana. Em um balanço divulgado nesta segunda -feira, o governo estadual estima que o número de pessoas afetadas pelas chuvas já tenha ultrapassado os 340 mil, com 924 feridos, 4.794 desabrigados e 20.498 desalojados. Desde o início dos trabalhos das autoridades no Estado, 3.130 pessoas já foram resgatadas.

A Defesa Civil regional fez uma reunião nesta segunda-feira com representantes de diversas entidades  e instituições que poderão auxiliar as pessoas que forem atingidas por um novo temporal previsto para começar na noite de hoje. A projeção, segundo a MetSul, é que os acumulados sejam excessivos em áreas do Centro, do Oeste e do Sul, com marcas que em apenas três a quatro dias de precipitação devem atingir entre a média e o dobro da média histórica de precipitação do mês inteiro. 

No sul, uma frente fria chega na região já nesta segunda, trazendo chuva forte, temporais com raios e risco de granizo e/ou vento forte em alguns pontos. Segundo a Defesa Civil, os volumes de chuva podem variar entre 100 milímetros e 200 milímetros.

Alertas da Defesa Civil

O órgão ainda informa que população de todo o Estado pode se cadastrar para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil, que servem também como prevenção. Para isso, basta enviar, por SMS, o CEP da localidade para o número 40199. Em seguida, chegará a confirmação do cadastro. A partir daí, os avisos da Defesa Civil passarão a ser recebidos. Também é possível realizar o cadastro via Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pela internet, interagindo com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples "Oi". Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens.

*Com informações de Angélica Silveira 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895