Cerca de 15 toneladas de lixo foram recolhidas após carnaval na Orla do Guaíba; equipes se concentram na Cidade Baixa

Cerca de 15 toneladas de lixo foram recolhidas após carnaval na Orla do Guaíba; equipes se concentram na Cidade Baixa

Equipes do DMLU se concentram na limpeza de Porto Alegre após três dias de Carnaval

Correio do Povo

Apenas a Cidade Baixa apresentava focos de resíduos

publicidade

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) montou um esquema especial de limpeza com foco nos três dias em que os blocos tomaram conta do carnaval de rua em Porto Alegre. Na manhã desta terça-feira, os resíduos já haviam sido recolhidos no ponto que mais atraiu o público, a Orla do Guaíba. O único local que ainda apresentava focos de lixo era o bairro Cidade Baixa, onde os trabalhos estão direcionados.

Os detritos estavam concentrados principalmente na rua Lima e Silva, sendo que a maior parte já havia sido varrida para as laterais das calçadas. As ruas Lopo Gonçalves, José do Patrocínio e Joaquim Nabuco estavam limpas. De acordo com o DMLU, as equipes devem terminar o trabalho de limpeza na região ainda na parte da tarde.

Os trechos da Orla do Guaíba, que chegaram a reunir aproximadamente 10 mil pessoas por dia, segundo estimativas do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística de Porto Alegre (Fumproarte), estavam sem acúmulos de lixo. Um dos motivos foi o trabalho contínuo das equipes do DMLU durante o período das festas.

A operação de limpeza na orla, de acordo com o departamento, reuniu 65 garis trabalhando na noite de sexta. Já as outras duas noites da festança registraram 55 profissionais cada.

Ainda na região da orla, o DMLU estima que aproximadamente quatro toneladas de materiais foram retirados durante essa madrugada. Outras cinco toneladas de resíduos foram removidas, na madrugada de domingo para segunda. Já entre sábado e domingo, foram seis toneladas. O número é uma estimativa, uma vez que o balanço das ações ainda não foi finalizado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895