Cerimônia homenageia médicos com 50 anos de profissão em Porto Alegre

Cerimônia homenageia médicos com 50 anos de profissão em Porto Alegre

Evento foi retomado após dois anos de pausa, devido à pandemia


Taís Teixeira

O presidente do Cremers, Carlos Sparta, discursando na solenidade de premição.

publicidade

Uma homenagem aos profissionais que completaram 50 anos de profissão. Essa foi a finalidade da condecoração  promovida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) promovida na quarta-feira, às 18h, no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em comemoração ao Dia do Médico.  A honraria, expressa em uma medalha e um certificado do Mérito Médico , foi entregue aos médicos que se formaram nos anos de 1970 e 1971. O evento foi retomado após dois anos de pausa devido à pandemia. A última edição, ocorrida em 2019.

A cerimônia foi acompanhada pelos familiares dos agraciados, que ocuparam quase todos os lugares do espaço. Cada nome chamado para subir ao palco, era ovacionado com aplausos entusiasmados da plateia e dos colegas de profissão. 

Após a entrega das condecorações, alguns representantes da classe fizeram uso da palavra. O presidente do Cremers, Carlos Sparta, ressaltou a importância do legado desses profissionais para a geração presente e futura, lembrando que o conhecimento e a atualização era muito mais restrita no passado do que hoje. “E um reconhecimento para tudo que esses profissionais fizeram pela nossa categoria e pela saúde dos gaúchos", disse.

Foto: Fabiano do Amaral

O secretário Municipal da Saúde, Mauro Sparta, que é pai do dirigente da entidade, enfatizou a importância do trabalho médico e contou que voltava da inauguração da emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). “ Essas ações tornam o SUS mais sustentavel”, relatou.  

O médico e deputado estadual, Thiago Duarte, aproveitou a oportunidade e comentou que nesta legislatura, ele e mais dois médicos serão os únicos profissionais da saúde na Assembleia Legislativa Gaúcha, sendo que ele é o único que permanece atendendo pacientes. “Precisamos estar mais na política pois é lá que ocorrem decisões que ajudam o nosso trabalho e os nossos pacientes, que merecem um tratamento humanizado”, mencionou.

Na quinta-feira, serão agraciados profissionais  formados em 1972.  O Cremers possui 53.262 médicos registrados, sendo 36.424 ativos. Destes, 1.808 possuem mais de meio século de profissão.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895