Cerimônia marca um ano de revitalização da praça Osvaldo Cruz

Cerimônia marca um ano de revitalização da praça Osvaldo Cruz

Além de reformar o espaço, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre faz a manutenção

Correio do Povo

Foram feitas recolocações de pedras originais e incremento de basalto, além de instalação de decks em diferentes níveis

publicidade

Para marcar um ano da revitalização da praça Osvaldo Cruz, entre as ruas Voluntários da Pátria, Pinto Bandeira, Chaves Barcelos e Comendador Manoel Pereira, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre realizou nesta quinta-feira uma cerimônia com música ao vivo e entrega de mudas para a população. Além de custear a reforma do espaço, a entidade varejista adotou a praça por cinco anos por meio de parceria público-privada com a prefeitura. Um ano após as melhorias, bancos, tablados, lixeiras e plantas estão preservados.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, afirma que o espaço conta com serviços de limpeza e reparos. Conforme Piva, a adoção do espaço é uma forma de valorizar o Centro Histórico e a região onde a entidade mantém sua sede. “Já existe um trabalho forte da prefeitura tentando resgatar o centro. E a nossa maneira de contribuir é melhorar a área próxima da onde a gente está instalado. Em parceria com a secretaria de Parcerias Estratégicas a gente decidiu adotar essa praça”, explica.

Piva ressalta que a CDL POA ficou responsável por toda a restauração. “A praça estava abandonada. É um lugar bastante popular, com muita circulação. Tinha animais, tinha ratos aqui, tinha de tudo aqui nessa praça. A gente melhorou a praça, restaurou por completo e tem adotado a estratégia que se alguém estraga alguma coisa hoje, amanhã de manhã a gente conserta. Temos um compromisso de manter a praça sempre atualizada, sempre novinha, como se ela tivesse sido inaugurada nesse momento”, destaca. 

A programação contou com distribuição de mudas de flores à população, no intuito de incentivar e fomentar o cuidado com a cidade. “Distribuímos flores para mostrar exatamente que cada um de nós pode plantar uma florzinha, pode fazer alguma coisa e pode melhorar um pouco aquele ambiente a sua volta”, afirma. “Quando as pessoas de bem ocupam os lugares públicos, as do mal se afastam dali. Quanto mais a gente criar condições para que as pessoas de bem ocupem os lugares, melhor será a cidade”, destaca. 

A Praça Osvaldo Cruz foi construída com pedras portuguesas, cercada por árvores robustas e tendo em destaque o busto do médico e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, no século XIX. Durante o processo de revitalização, o local passou por melhorias para que voltasse a receber o público com qualidade e segurança. Foram feitas recolocações de pedras originais e incremento de basalto, instalação de decks em diferentes níveis, inclusão de canteiros ajardinados, floreiras, lixeiras, postes de iluminação fotovoltaica e bicicletário. 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895