Chafariz do Largo Glênio Peres vira opção de refresco para o calor em Porto Alegre

Chafariz do Largo Glênio Peres vira opção de refresco para o calor em Porto Alegre

Já no interior do estado, terça-feira é de reconstrução em locais atingidos pela chuva

Felipe Faleiro

Mesmo com temperaturas menores do que últimos dias, calor ainda é intenso na Capital

publicidade

O calor diminuiu nesta terça-feira em Porto Alegre e região metropolitana, porém o desconforto térmico não reduziu tanto que justificasse um alívio permanente à população. Na estação climatológica do Aeroporto Internacional Salgado Filho, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a marca atingiu agradáveis 26,9ºC, e termômetros no Centro Histórico marcaram ao menos 2ºC a mais no mesmo horário. Com isso, moradores aproveitaram, ao menos por alguns instantes, a água corrente no chafariz do Largo Glênio Peres.

A dona de casa Raquel Saldibia, moradora do bairro Jardim Carvalho, passava pelo local e permitiu que a filha Angela, 8 anos, se refrescasse brevemente. “Este calor está muito intenso”, justificou ela. “Até que hoje está um pouco mais tranquilo, mas nos dias anteriores quase não conseguimos aguentar”. A precipitação da noite de ontem trouxe transtornos no interior gaúcho, principalmente em Imigrante, no Vale do Taquari, onde choveu 110 milímetros em uma hora.

Cinco pessoas foram resgatadas com auxílio de uma máquina da Prefeitura e voluntários. A avenida Getúlio Vargas, na área central, ficou alagada pelas águas do Arroio da Linha Herval, que transbordou. A manhã de hoje foi de reconstrução e liberação das vias interrompidas por pedras e lama, trabalho executado pela Administração, pelo Corpo de Bombeiros Voluntários Imicol e por moradores da região.

Não há mais bloqueios na localidade de Linha Berlim, cuja estrada chegou a ficar bloqueada pelos temporais. Conforme a MetSul Meteorologia, a situação ocorrida desta vez Vale do Taquari foi diferente da tragédia climática do mês de setembro. Agora, nuvens carregadas se formaram com o forte calor e a umidade, avançando do norte do estado para esta região. As temperaturas na véspera haviam sido de 35ºC. Tais eventos são comuns nos meses de verão. Ainda de acordo com a MetSul, episódios assim serão mais frequentes do que o habitual neste verão no Rio Grande do Sul com maior umidade e uma estação quente a caminho.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895